segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Padres e diáconos realizam assembleia dia 28


A Diocese de Piracicaba está realizando a “Revisão Ampla”. É um processo longo que tem como objetivo obter uma visão concreta da realidade diocesana e encontrar caminhos que tornem mais organizada e eficiente a ação pastoral. Esse processo teve um momento especial nos dias 24 a 26 de outubro do ano passado, quando aconteceu uma assembleia diocesana reunindo padres, diáconos, religiosos e leigos. Agora acontece um segundo momento especial: no dia 28 de agosto, padres e diáconos estarão reunidos, dando continuidade aos trabalhos dessa revisão. Será no centro pastoral da paróquia Bom Jesus, em Rio Claro, com início às 9 horas.A assembleia terá como base um documento elaborado a partir de uma ampla pesquisa realizada nas paróquias, enfocando os temas que denominam as nove comissões criadas: Ministério e vida consagrada; Laicato, vida e família; Animação Missionária; Caridade, Justiça e Paz; Bíblico-catequético; Liturgia; Economia e administração; Cultura, educação e meios de comunicação social, e Movimentos. A partir do diagnóstico obtido com a pesquisa, foram apresentadas propostas para serem realizadas a curto, médio e longo prazos.

OBJETIVO - Tendo como tema “De fiéis batizados a discípulos missionários” e como lema “Diocese de Piracicaba: escuta, segue e anuncia o Cristo”, a Revisão Ampla pretende fazer uma avaliação das “forças e debilidades” da nossa Igreja diocesana, levantando-se seus aspectos positivos e suas fraquezas, numa análise interna da diocese. Também pretende-se detectar as “oportunidades e ameaças” que se enfrentam, numa análise externa. As fragilidades são pontos que podem e devem ser eliminados, enquanto as ameaças – por serem fora da Igreja – não podem ser eliminadas, mas podem ser neutralizadas.Os trabalhos são coordenados pelo Padre Jucimar Bitencourt, coordenador diocesano de pastoral, e conta com a assessoria do missionário leigo Aristides Madureira, que já realizou trabalho semelhante em outras dioceses do Brasil, com excelentes resultados.

HISTÓRICO - No final de 2007, realizou-se um encontro de formação com o tema “Administração paroquial e seus desafios”, tendo como assessor o Aristides Madureira. A partir de então, foi apresentado o projeto de Revisão Ampla, aprovado pelo Conselho Diocesano de Presbíteros. O processo de revisão iniciou-se no ano passado, após encontro do coordenador diocesano de pastoral e dos coordenadores das seis regiões pastorais. Foi constituída uma equipe para organizar e dirigir todo o trabalho, o Secretariado Executivo Diocesano de Revisão Ampla, formado pelo bispo diocesano, pelo coordenador diocesano de pastoral, pelos padres coordenadores das regiões pastorais, pelo coordenador dos diáconos permanentes, por um padre religioso e por três leigas. Essa equipe reuniu-se nos dias 23 e 24 de abril de 2008, sob a coordenação do assessor Aristides Madureira, para elaborar o primeiro instrumento de trabalho. Depois desse encontro, outras reuniões foram realizadas. Ficou decidida a formação das nove comissões envolvendo os diversos setores de atuação na diocese. Reuniões do Secretariado Executivo e das comissões, pesquisas e consultas paroquiais, assembleia realizada em outubro do ano passado, a próxima assembleia dos padres e diáconos são os passos que já foram dados. O próximo será a assembleia dos leigos a ser realizada ainda este ano, em data a ser definida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário