domingo, 2 de agosto de 2009

Papa indica santos celebrados neste mês como modelos aos padres





O Papa Bento XVI dedicou seu primeiro Ângelus neste período de verão europeu em Castel Gandolfo ao Ano Sacerdotal. O Pontífice afirmou que esta é uma "preciosa ocasião para aprofundar o valor da missão dos presbíteros na Igreja e no mundo".Bento XV indicou os santos recordados no mês de agosto, como modelos para os padres de hoje. O Papa iniciou recordando Santo Afonso Maria de Liguori, celebrado ontem pela Igreja, e São Francisco, recordado hoje por ocasião da Festa do "Perdão de Assis".
"Ontem era a memória litúrgica de Santo Afonso Maria de Liguori, bispo e Doutor da Igreja, grande mestre de teologia moral e modelo de virtudes cristãs e pastorais, sempre atento às necessidades religiosas do povo", destacou o Pontífice.
"Hoje, contemplamos em São Francisco de Assis o ardente amor pela salvação das almas, que todo sacerdote deve constantemente nutrir". Neste domingo a Igreja celebra o chamado "Pedrão de Assis", uma indulgência solicitada a Honório III no ano 1216 como um "amplo e generoso perdão" para todos aqueles que "arrependidos e confessados" visitassem a Porciúncula em Assis. Bento XVI em seguida citou São João Maria Vianney, que será recordado no próximo dia 4. O Papa se referiu a ele como "modelo de vida sacerdotal não somente para os párocos, mas também para todos os sacerdotes", e prometeu falar mais sobre o santo na próxima quarta-feira, durante a audiência geral. O Santo Padre citou depois São Caetano de Tiene, o qual amava repetir que "não com o amor sentimental, mas com o amor dos fatos se purificam as almas".O Papa ainda recordou que dia 8 de agosto a Igreja apresentará como modelo São Domingos, sobre o qual foi escrito: "abria a boca ou para falar com Deus na oração ou para falar de Deus".Para concluir Bento XI destacou Paulo VI, já que no próximo dia 6 de agosto a Igreja celebra seu 31º aniversário de morte, ocorrida justamente em Castel Gandolfo. "A sua vida, tão profundamente sacerdotal e rica de tanta humanidade, permanece na Igreja um dom do qual agradecer a Deus", disse o Papa. Com Paulo VI, os santos de agosto representam "verdadeiros modelos de espiritualidade e de dedicação sacerdotal", acrescentou.
Ao final o pontífice fez uma súplica por todos os sacerdotes. "A Virgem Maria, Mãe da Igreja, ajude todos os sacerdotes a serem totalmente apaixonados por Cristo, seguindo o exemplo desses modelos de santidade sacerdotal".
Antes da oração do Ângelus, Bento XVI agradeceu os habitantes de Castel Gandolfo e todos os fiéis pela proximidade espiritual que lhe demonstraram quando fraturou o pulso em Les Combes. Após agradecer também a acolhida em Castel Gandolfo, deu a todos a benção apostólica.

Insurreição de Varsóvia
Na conclusão do encontro com os fiéis, peregrinos e turistas no pátio da Residência de verão de Castel Gandolfo o Papa saudou os presentes em várias línguas. Falando em polonês Bento XVI quis unir-se às celebrações de hoje do aniversário da insurreição de Varsóvia, a revolta contra a ocupação nazista por parte dos judeus e dos poloneses que moravam na cidade, que teve início no dia 1 de agosto de 1944 e durou até o fim do mês de outubro. "Do heroísmo dos insurgentes e da força da nação – disse o Pontífice – nasceu a Polônia livre. O sacrifício da suas vidas produza frutos de paz e de prosperidade para a sua Pátria."

Nenhum comentário:

Postar um comentário