sexta-feira, 26 de junho de 2009

Catequistas receberão a “Chama Catequética”




Dentro da celebração diocesana do Ano Catequético, os catequistas da nossa diocese se reúnem numa grande celebração no dia 28 deste mês, em Piracicaba, para receber a Chama Catequética. A cerimônia se inicia às 7h30, com a concentração em frente à Igreja São Benedito, de onde todos seguem em caminhada até a Catedral, onde haverá missa festiva presidida por Dom Fernando e concelebrada pelo Padre Marcelo Roberto Bellato, articulador da Assessoria Diocesana para Animação Bíblico-catequética, e outros sacerdotes. Durante a celebração acontece a cerimônia de recebimento da “Chama Catequética” que vem da Diocese de Limeira. Após a celebração, todos se reúnem na praça da Catedral para um café de confraternização.

PERCORRENDO A DIOCESE - A “Chama” permanece durante todo o dia na Catedral e depois percorrerá as regiões pastorais da diocese: São Pedro (de 29 de junho a 2 de julho), Rio Claro (de 3 a 10 de julho), Piracicaba I e II (de 11 a 21 de julho), Capivari (de 22 a 25 de julho) e Santa Bárbara (de 26 de julho a 1º de agosto). Depois ela será entregue à Arquidiocese de Campinas.A “Chama Catequética” é um simbolismo que representa a chama viva que deve animar a fé e o compromisso de todos os catequistas. Ela está percorrendo a Sub-região Campinas da CNBB, que abrange a arquidiocese de Campinas e as dioceses de Amparo, Bragança Paulista, Limeira, Piracicaba e São Carlos. Foi criada pela Animação Bíblico-catequética do Regional Sul-1 da CNBB com a intenção de abrasar o coração dos catequistas e das comunidades por onde ela passar e ao mesmo tempo propagar o Ano Catequético Nacional.

ANO CATEQUÉTICO - A Igreja no Brasil está realizando o Ano Catequético, com o tema “Catequese, caminho para o discipulado” e o lema “Nosso coração arde quando Ele fala, explica as Escrituras e parte o Pão”. (cf. Lc 24,13-35). A abertura oficial ocorreu no 2º Domingo da Páscoa, dia 19, e estende-se até a festa de Cristo Rei, no dia 22 de novembro. A celebração do Ano Catequético foi decidida em 2006, na Assembléia Geral da CNBB, que aprovou por unanimidade sua realização neste ano, comemorando os 50 anos do primeiro Ano Catequético, ocorrido em 1959. Caminhadas, congressos, jornadas, renovação da catequese com diversas iniciativas são atividades para celebrar este ano, que terá sua culminância com a 3ª Semana Brasileira de Catequese, de 7 a 11 de outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário