terça-feira, 16 de junho de 2009

47º Aniversário de Dedicação da Catedral de Piracicaba




A Catedral de Santo Antônio celebra, no dia 17 de junho, o 47º aniversário de sua Dedicação. Para tanto, a partir das 19 horas, acontece solene Concelebração Eucarística, presidida por Dom Fernando. Trata-se de uma festa litúrgica importante para a diocese, que deve ser celebrada solenemente, pois a Catedral é a igreja-mãe da diocese, o centro da vida litúrgica. É o ponto concreto de unidade, templo das grandes celebrações diocesanas. Nela está a “cátedra” do bispo, o pastor responsável por toda a diocese, por isso é chamada “Igreja catedral”.

Dados históricos
A catedral atual foi inaugurada no dia 27 de dezembro de 1950, com missa pontifical celebrada pelo pároco, Monsenhor Manoel Francisco Rosa, que comemorava seu Jubileu de Ouro Sacerdotal e que foi o responsável pelas obras de construção do templo. Estavam presentes o bispo diocesano, Dom Ernesto de Paula; Dom Paulo de Tarso Campos, bispo de Campinas; Dom José Carlos Aguirre, bispo de Sorocaba; Dom Francisco Borja do Amaral, bispo de Taubaté; Dom Paulo Pedrosa, abade do Mosteiro de São Bento; vários sacerdotes de Piracicaba e Campinas; autoridades municipais e estaduais, e um grande número de fiéis. Quando foi inaugurada, faltavam ainda a conclusão das torres e outros pequenos serviços de acabamento, mas “a nova catedral se apresentou em toda a sua majestade, e o povo foi unânime em me felicitar” – escreveu Dom Ernesto em seu livro “Reminiscências”.Alguns anos depois, no dia 13 de março de 1958, aconteceu a bênção das torres, pelo Cardeal Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta, arcebispo de São Paulo. E no dia 17 de junho de 1962, celebrou-se a Dedicação solene da catedral, oficiada por Dom Armando Lombardi, Núncio Apostólico, a convite de Dom Aníger Francisco de Maria Melillo, segundo bispo diocesano. A Dedicação é uma cerimônia litúrgica em que se consagra uma igreja, dedicando-a exclusivamente a Deus, lembrando que ela é consagrada como um lugar abençoado, ponto de encontro de Deus com seu povo. Nessa cerimônia, que só se realiza quando a construção da igreja está totalmente concluída, o consagrante unge com o óleo do Crisma o altar e vários pontos do templo (que estão marcados com uma vela e uma cruz).

Sentido da Catedral
A igreja catedral é aquela em que está a cátedra do bispo, sinal do magistério e do poder do pastor da Igreja diocesana, bem como sinal de unidade dos fiéis naquela fé que o bispo anuncia como pastor do rebanho. Neste sentido, a igreja catedral deve ser considerada como o centro da vida litúrgica da diocese. “Cátedra” é uma palavra latina que significa “cadeira”. Ela constitui o símbolo da autoridade episcopal. Quando o bispo toma posse na diocese que lhe foi confiada, ele, com a mitra e o báculo, senta-se na “cátedra” ou “cadeira episcopal”. Como mestre e pastor, daquela sede ele orientará o caminho dos fiéis. Na “cátedra” o bispo senta durante as leituras, daí ele preside e conclui a celebração e, se o desejar, faz a homilia. A “cátedra” é um elemento sacramental e não simples lugar utilitário.Para o Papa Bento XVI, “cátedra, literalmente, quer dizer a sede fixa do bispo, colocada na igreja-mãe de uma diocese, que por este motivo é chamada ‘catedral’, e é o símbolo da autoridade do bispo e, em particular, de seu ‘magistério’, ou seja, do ensinamento evangélico que ele, enquanto sucessor dos apóstolos, está chamado a custodiar e transmitir à comunidade cristã.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário