quinta-feira, 18 de junho de 2009

Carta da CNBB aos presbíteros do Brasil em comemoração a abertura do Ano Sacerdotal







Uma carta redigida pela presidência da CNBB em comemoração a abertura do Ano Sacerdotal, que começa amanhã, dia 19, agradece a todos os padres do Brasil que sempre se colocaram a serviço do Povo de Deus, por levar o Evangelho aos mais necessitados e pede também que seja dinamizada a Pastoral Presbiteral, a fim de que venha a ser um “verdadeiro instrumento de comunhão entre os presbíteros, auxiliando-os nas mais diversas circunstâncias”, explica um dos trechos da carta.
A abertura do Ano Sacerdotal que começa no mesmo dia da Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, quando se comemoram 150 anos sobre a morte de São João Maria Vianney, mais conhecido por Santo Cura D’Ars, que será proclamado, por Bento XVI, padroeiro dos sacerdotes. O tema escolhido para o Ano Sacerdotal é o de “Fidelidade de Cristo, fidelidade do sacerdote”.

Leia a integra da carta da presidência da CNBB abaixo:

Amados presbíteros do Brasil,
“Dou graças ao meu Deus, cada vez que me lembro de vós nas minhas orações por cada um de vós. É com alegria que faço minha oração, por causa da vossa comunhão no anúncio do evangelho...” (Fl 1,3-5a).
Na solenidade do Sagrado Coração de Jesus, dia de oração pela santificação do clero, por ocasião da abertura do Ano Sacerdotal, convocado por S. Santidade o Papa Bento XVI, nós Bispos do Brasil, queremos manifestar nossa profunda gratidão a todos os presbíteros que diuturnamente se colocam a serviço do Povo de Deus.
Não obstante as fragilidades, reconhecemos o grande dom de Deus na vida e no ministério dos presbíteros do Brasil. Fazemos nossas as palavras do Cardeal Cláudio Hummes no 12º Encontro Nacional de Presbíteros: “de modo geral, são homens dignos, bons, homens de Deus, admiráveis, generosos, honestos, incansáveis na doação de todas as suas energias ao seu ministério, à evangelização, em favor do povo especialmente a serviço dos pobres e dos marginalizados, dos excluídos e dos injustiçados, dos desesperados e sofridos de todo tipo, deles nos orgulhamos, os veneramos e amamos realmente, com claro reconhecimento do trabalho pastoral que realizam”.
Neste Ano Sacerdotal, que se estende de 19 de junho de 2009 a 19 de junho de 2010, desejamos que seja dinamizada a Pastoral Presbiteral, a fim de que venha a ser verdadeiro instrumento de comunhão entre os presbíteros, auxiliando-os nas mais diversas circunstâncias. Para tal sugerimos as indicações, divulgadas pela CNBB, para o Ano Sacerdotal.
O Ano Sacerdotal seja espaço para intensificar e promover a santificação dos sacerdotes e ajudá-los a perceberem cada vez mais a importância do seu papel e de sua missão na Igreja e na sociedade contemporânea.
Ao celebrarmos os 150 anos da morte de São João Batista Maria Vianney, o Santo Cura D’Ars, invocamos sua proteção e inspiração para a vivência do tema do Ano Sacerdotal “fidelidade de Cristo, fidelidade do sacerdote”.

Dom Geraldo Lyrio Rocha
Arcebispo de Mariana
Presidente da CNBB

Dom Luiz Soares Vieira
Arcebispo de Manaus
Vice-Presidente da CNBB

Dom Dimas Lara Barbosa
Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro
Secretário Geral da CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário