sábado, 25 de setembro de 2010

Celebrando o Dia da Bíblia e São Jerônimo


A Bíblia é o livro da fé por excelência, a base de toda a doutrina cristã. Nela se fundamentam os valores e os princípios que norteiam nossa vida; nela encontramos a revelação de Deus Pai a transmitir a seus filhos os ensinamentos para a plena realização. Ela é a “Palavra de Deus escrita na linguagem dos homens”.

Toda a Bíblia quer revelar o projeto de Deus: a libertação integral dos homens. Mostra um Deus que se preocupa com seu povo, libertando-o da escravidão do Egito; que busca a justiça dos pobres e excluídos; que não quer a morte mas o arrependimento e a vida do pecador. Mostra um Deus que deseja que todos tenham vida e a tenham em plenitudeNo último domingo de setembro, mês dedicado à Palavra de Deus, a Igreja celebra o Dia da Bíblia. A data é escolhida em função da proximidade da festa de São Jerônimo (dia 30), que dedicou sua vida ao estudo das Sagradas Escrituras. Exegeta, grande teólogo e doutor da Igreja, possuidor de uma grande cultura literária e bíblica, ele foi responsável pela tradução da Bíblia para o latim, edição conhecida como “Vulgata”.

A Bíblia é um conjunto de 73 livros de vários autores, escritos em épocas e locais diferentes, durante mais de mil anos. Certamente uma coleção literária com tais peculiaridades correria o risco de dispersão no seu conteúdo. Por que isso não aconteceu? Porque há um fio condutor, uma idéia comum que perpassa todos eles, do Gênesis ao Apocalipse: a aliança entre Deus e os homens.

A celebração do Dia da Bíblia nos lembra o nosso compromisso com a Palavra de Deus, convidando-nos a viver, nesta sociedade de tanta desunião, a nossa aliança com Ele, revelada na fraternidade, sinal mais marcante de seu reino.

São Jerônimo

No dia 30 de setembro, celebra-se a memória litúrgica de São Jerônimo que dedicou sua vida ao estudo da Bíblia. É considerado um dos doutores da Igreja, possuidor de uma grande cultura literária e bíblica. Foi responsável pela tradução da Bíblia para o latim, edição conhecida como “Vulgata”; ela se tornou texto oficial de referência para toda a Igreja, especialmente para a Igreja latina do Ocidente.Tradutor e exegeta das Sagradas Escrituras, é grande teólogo e doutor da Igreja.

Nasceu em uma família muito rica na Dalmácia, hoje Croácia, no ano 347. Com a morte dos pais, herdou uma boa fortuna, que aplicou na realização de sua vocação para os estudos, pois tinha uma inteligência privilegiada. Viajou para Roma, onde procurou os melhores mestres de retórica e desfrutou a juventude com uma certa liberdade. Jerônimo estudou por toda a vida, viajando da Europa ao Oriente com sua biblioteca dos clássicos antigos, nos quais era formado e graduado doutor.

Ele foi batizado pelo Papa Libério, já com 25 anos de idade. Passando pela França, conheceu um monastério e decidiu retirar-se para vivenciar a experiência espiritual. Uma de suas características era o gosto pelas entregas radicais. Ficou muitos anos no deserto da Síria, praticando rigorosos jejuns e penitências, que quase o levaram à morte. Em 375, depois de uma doença, Jerônimo passou ao estudo da Bíblia com renovada paixão. Foi ordenado sacerdote pelo bispo Paulino, na Antioquia, em 379. Mas Jerônimo não tinha vocação pastoral e decidiu que seria um monge dedicado à reflexão, ao estudo e divulgação do cristianismo.

Voltou para Roma em 382, chamado pelo Papa Dâmaso, para ser seu secretário particular. Jerônimo foi incumbido de traduzir a Bíblia, do grego e do hebraico, para o latim. Nesse trabalho, dedicou quase toda sua vida. O conjunto final de sua tradução da Bíblia em latim chamou-se "Vulgata" (que significa “usual, comum”) e tornou-se oficial no Concílio de Trento.

Devido a certas intrigas do meio romano, retirou-se para Belém, onde viveu como um monge, continuando seus estudos e trabalhos bíblicos. Morreu no ano 420, em 30 de setembro, com, praticamente, 80 anos de idade. Foi declarado padroeiro dos estudos bíblicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário