sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Igreja inicia o Mês Missionário


Obediente à vontade do Pai, Jesus veio ao mundo para nos salvar e anunciar o Reino de Deus. A missão do Salvador, que encontrou o ápice em sua morte e ressurreição, não se limitava a uma época ou a uma região, e sim a toda a humanidade. Por isso ele deixou o mandamento: “Ide por todo o mundo, proclamai o Evangelho a toda criatura.” (Mc 16, 15)

A ordem de Jesus é dirigida à Igreja, chamada a continuar sua obra salvadora. Por isso ela é, na sua natureza, missionária, pois foi enviada a pregar o Evangelho a todas as nações, em todos os tempos. Como a Igreja é a comunidade dos batizados, todos os cristãos participam dessa índole missionária.

Quando se fala em missionário, logo vêm à mente aquelas pessoas que deixam sua terra e partem para regiões distantes. Esses são os que assumem a missão de forma radical, mas pelo batismo todos são missionários, convocados a “proclamar o Evangelho a toda criatura”, por palavras e atitudes, semeando no mundo os valores do reino de Deus.

CAMPANHA MISSIONÁRIA - Para conscientizar ainda mais os fiéis sobre essa importante realidade, a Igreja celebra outubro como o Mês Missionário, durante o qual realiza a Campanha Missionária. Promovida pelas Pontifícias Obras Missionárias e pela Comissão para a Ação Missionária da CNBB, a campanha deste ano tem como tema “Missão e partilha” e como lema “Ouvi o clamor do meu povo” (cf. Ex 3,7b). Tem como objetivo despertar o empenho na evangelização universal em todos os setores do Povo de Deus e promover a cooperação espiritual e material, recuperando o espírito de solidariedade e partilha fraterna das primeiras comunidades cristãs.

Dentro dessa campanha, destaca-se o Dia Mundial das Missões, celebrado no penúltimo domingo de outubro, dia 24. Neste dia, todos somos convidados a rezar pelas missões e também a um gesto concreto de fé e partilha, contribuindo de forma generosa com a coleta mundial que se realiza nesse dia.

O Dia das Missões é, em primeiro lugar, um convite a viver intensa, fraternalmente e sem limitações de fronteiras, raças e culturas, a alegria de sermos todos filhos de Deus, num verdadeiro universalismo de solidariedade espiritual e humana. Tem como consequência concreta a solidariedade com as Igrejas mais carentes do mundo. Todos os países, até os mais pobres, dão sua colaboração para este fundo de caridade que traduz, de maneira concreta, a comunhão e a caridade. Todas as contribuições confluem em um único fundo que é repartido conforme as necessidades de cada Igreja pobre.

A celebração da Campanha Missionária é um olhar aberto sobre o mundo, um abraço das Igrejas entre si, das mais ricas e antigas para as mais pobres e novas, segundo o mandato de Cristo. É um convite à oração, à partilha e à reflexão sobre a vocação missionária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário