quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Começa a visita de Bento XVI ao Reino Unido


O papa Bento XVI chegou nesta quinta-feira, 16, a Edimburgo, na Escócia, iniciando sua visita de quatro dias ao Reino Unido, que inclui quatro cidades e se concluirá com a missa de beatificação de John Henry Newman, domingo de manhã, em Birmingham. O papa foi acolhido no aeroporto pelo príncipe Filipe e seguiu para o palácio de Holyroodhouse, residência real na Escócia.

Ao saudar o papa, a rainha de Inglaterra, Isabel II, falou sobre a liberdade religiosa. “A liberdade religiosa está na base da nossa sociedade democrática”, disse a Rainha. Ela prestou homenagem ao contributo da Igreja Católica à educação e à assistência social aos mais pobres. Isabel II destacou, ainda, o trabalho que a Santa Sé faz em favor da paz mundial e da solução dos problemas como a pobreza e mudanças climáticas.

Bento XVI, por sua vez, agradeceu à rainha e às outras autoridades do país o convite para a visita e o acolhimento recebido. Ele falou da fé dos monarcas da Inglaterra. “Os monarcas da Inglaterra e da Escócia eram cristãos deste os primeiros tempos e incluem santos como Eduardo o Confessor e Margarida da Escócia. Muitos deles exerceram conscienciosamente os seus deveres de soberanos, à luz do Evangelho, modelando de tal modo a nação no bem, em profundidade”, disse o pontífice.

“A mensagem cristã tem sido parte integrante da linguagem, do pensamento e da cultura das populações destes Ilhas, por mais de mil anos. O respeito dos vossos antepassados pela verdade e pela justiça, pela clemência e pela caridade, chega até vós, a partir da fé que permanece uma potente força para o bem no vosso reino, com grande benefício quer para os cristãos, quer para os não-cristãos”, acrescentou o papa.

O papa preside, às 17h15, hora local, uma missa campal em Glasgow, deixando depois a Escócia a caminho de Londres, onde pernoita.

Amanhã, 17, Bento XVI se encontra com líderes cristãos e de outras religiões, nomeadamente com Rowan Williams, arcebispo da Cantuária, sinal de unidade dos bispos e Igrejas da Comunhão anglicana. Entre as seis alocuções públicas que Bento XVI profere neste dia 17 sobressai o discurso que dirigirá a toda a sociedade civil, no Westminster Hall, ao lado do Parlamento britânico.

No terceiro dia da visita, ainda na capital, Bento XVI tem reuniões com o primeiro-ministro, o vice-primeiro-ministro e o líder da oposição. O programa prossegue com a celebração de missa, na catedral católica, com os fiéis britânicos, terminando com uma vigília de oração no Hyde Park.

Já no domingo, 19, o papa parte para Birmingham, onde preside à missa campal em que vai ser beatificado o cardeal Newman. Antes do regresso a Roma, Bento XVI reúne-se com os bispos de Inglaterra, Escócia e Gales.

Nenhum comentário:

Postar um comentário