sexta-feira, 10 de setembro de 2010

O silencio na Liturgia



Queridos leitores, eu vos apresento um artigo de um conteúdo muito proveitoso, de autoria de um amigo e Irmão. O artigo foi postado no blog
http://www.oobservadordefatos.blogspot.com/


"Mas o Senhor reside em sua santa morada; silêncio diante dele, ó terra inteira!" (Habacuc II, 20)


Constitui hoje um desafio para todos aqueles que lutam contra a dessacralização a revalorização do silêncio sagrado que é devido a Casa de Deus. Por outro lado ainda existem aqueles que indiferentes com a "reforma da reforma" que o Santo Padre quer ver na Igreja, insistem em não se importar com tal elemento fundamental da Liturgia Romana.
Está mais do que claro que o silêncio na Liturgia não é a ausência de sons ou de vozes, muito menos uma pausa para o descanso, ele é o momento em que Deus fala as nossas almas e se revela (Cf. I Rs XIX, 11-13), é na verdade fazer acontecer o tradicional convite do diálogo do prefácio: Corações ao alto! O tal silêncio deve nos também fazer esquecer o mundo barulhento e agitado para adentrarmos mais facilmente nos Mistérios em que vamos celebrar, e ele vai revelar a Fé que temos no que celebramos e professamos.
Devemos pois incentivar os momentos de meditação propostos pelo missal e vivamente recomendados pelo Sumo Pontífice principalmente por seu exemplo.
É necessário ainda uma devida catequese aos fiéis, para que eles compreendam que o que se realiza na Santa Missa necessita do silêncio de nossa contemplação de tão sublime Mistério. É no mínino incoerente que se peça silêncio na Igreja se continuarmos insistindo em ensinar que a Santa Missa em vez da Renovação do Sacrifício de Cristo é a uma "reunião fraterna de irmãos", "encontro informal", "festa da alegria", "Compromisso com os mais necessitados", ou qualquer coisa mais esdrúxula, pois para essas coisas não se necessita de silêncio, muito pelo contrário. Se continuarmos "catequizando" o povo dessa maneira tão fantasiosa e sentimentalista só poderemos esperar mais "missas shows", "missas dos pobres", "missas dançantes", "missas protestantizadas", e dessas livrai-nos Senhor!


"No templo o relacionamento é com Deus e não com os homens!" (Card. Sales)

Nenhum comentário:

Postar um comentário