sábado, 11 de setembro de 2010

Diocese de Piracicaba realiza Romaria a Aparecida


No dia 12 de setembro, realiza-se a 26ª Romaria Diocesana ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, quando o bispo, padres, diáconos permanentes e leigos representantes das nossas comunidades paroquiais se reúnem aos pés da Mãe de Deus para agradecer e implorar sua bênção e proteção.

Este ano a romaria tem como tema “Ensina teu povo a rezar” e como lema “Maria educadora, protetora e capaz de moldar santos”. A programação prevê missa na basílica às 8 horas (com transmissão pela TV Cultura); em seguida caminhada até o Morro do Cruzeiro e Via Sacra.

Como já é tradicional, a coordenação diocesana de pastoral elaborou um livrinho com orações e cantos, como subsídio para um melhor aproveitamento desse tradicional evento diocesano.

DADOS HISTÓRICOS - Em 26 de maio de 1985, realizou-se a primeira Romaria Diocesana a Aparecida, como preparação ao Congresso Eucarístico Nacional, celebrado em julho daquele ano, em Aparecida. O então bispo diocesano Dom Eduardo ficou entusiasmado com o grande número de participantes e o grande espírito de fé. Por isso, no ano seguinte, realizou-se a segunda romaria no dia 25 de maio. Depois, todos os anos a diocese promoveu este evento mariano.

Em 20 de setembro de 1998, aconteceu a décima quarta romaria, a partir da qual passou-se a definir tema e lema. Pela primeira vez, foi elaborado um livrinho com cantos, orações, celebrações e informações práticas. Esta romaria teve como tema “O Espírito em Maria” e como lema “Maria, bendita é a esperança que nasceu de Ti”.

A décima oitava romaria, em 15 de setembro de 2002, foi a primeira presidida pelo bispo Dom Moacyr José Vitti; teve como tema “Maria e a unidade” e o lema “Com Maria, um só coração”. A décima nona, em 14 de setembro de 2003, dentro do ano comemorativo aos 60 anos da diocese, teve como tema “Diocese de Piracicaba – 60 anos” e como lema “Igreja diocesana lançando redes sob a proteção de Maria”.

No dia 18 de setembro de 2005 a diocese realizou a vigésima primeira romaria, com o tema "Maria, comunidade e missão" e o lema "Comunidade com Maria em missão e romaria". Foi a primeira presidida pelo atual bispo diocesano, Dom Fernando Mason.

Nenhum comentário:

Postar um comentário