quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Segurança pública é tema da Campanha da Fraternidade




Com a Quarta-feira de Cinzas, a Igreja inicia a Quaresma, tempo litúrgico em preparação à Páscoa, a festa mais importante dos cristãos. É um tempo de oração, meditação, penitência e caridade, convidando todos à conversão. No tempo da Quaresma, a Igreja no Brasil celebra a Campanha da Fraternidade. É um projeto de evangelização libertadora que ressalta o valor da fraternidade, o espírito comunitário, apresentando a cada ano um tema específico, tratado à luz do projeto de Deus.Este ano, a Campanha da Fraternidade tem como tema “Fraternidade e segurança púbica” e como lema “A paz é fruto da justiça”. A CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil “pretende debater a segurança pública com a finalidade de colaborar na criação de condições para que o Evangelho seja mais bem vivido em nossa sociedade por meio da promoção de uma cultura de paz, fundamentada na justiça social.” (Texto-base da CF – apresentação)Os meios de comunicação noticiam diariamente casos de violência, injustiças que deixam nossa sociedade mais insegura, tornando a convivência entre as pessoas cada vez mais difícil. A CF quer ser um meio de conscientização de todos para que se crie uma cultura de paz.

OBJETIVO - Segundo o texto-base, o objetivo geral da CF “é suscitar o debate sobre a segurança pública e contribuir para a promoção da cultura da paz nas pessoas, na família, na comunidade e na sociedade, a fim de que todos se empenhem efetivamente na construção da justiça social que seja garantia de segurança para todos. A paz buscada é a paz positiva, orientada por valores humanos como a solidariedade, a fraternidade, o respeito ao ‘outro’ e a mediação pacífica dos conflitos, e não a paz negativa, orientada pelo uso da força das armas, a intolerância com os ‘diferentes’ e tendo como foco os bens materiais.” (Texto-base, 4)Para que o objetivo geral seja atingido, são propostos objetivos específicos, como: – desenvolver a capacidade de reconhecer a violência na sua realidade pessoal e social; – denunciar a gravidade dos crimes contra a ética, a economia e as gestões públicas, assim como a injustiça presente nos institutos da prisão especial, do foro privilegiado da imunidade parlamentar para crimes comuns; – fortalecer a ação educativa e evangelizadora, objetivando a construção da cultura da paz;– denunciar a predominância do modelo punitivo presente no sistema penal brasileiro, expressão de mera vingança, buscando-se meios para aplicação da justiça restaurativa; – desenvolver ações que visem à superação das causas e dos fatores da insegurança; despertar o agir solidário para com as vítimas da violência; – apoiar as políticas governamentais que valorizam os direitos humanos. (cf. texto-base, 5)

GESTO CONCRETO - A Campanha da Fraternidade também contempla um gesto concreto de partilha e solidariedade. No Domingo de Ramos, dia 5 de abril, realiza-se em todo o Brasil o Dia Nacional da Coleta da Solidariedade. Todas as doações realizadas nas igrejas do país são encaminhadas à respectiva diocese; esta, por sua vez, encaminha 40 por cento do total para o Fundo Nacional de Solidariedade da CNBB, que realiza diversos projetos sociais
CARTAZ - Um grupo da Agência Oficina Design & Comunicação, de Campinas, elaborou o cartaz da CF. O grupo foi vencedor do concurso nacional promovido pela CNBB, do qual participaram 47 cartazes.“O conceito principal da imagem é mostrar que a paz pode ser conseguida em qualquer nível cultural ou econômico e a cultura é uma forte ferramenta para conseguirmos a paz”, explicam os autores do cartaz vencedor Adauto Henrique Cavalcante e Luís Gustavo Cavalcante, de Mogi Mirim, e Nathália Bellan, Ana Paula Couto, Bianca Uehara Trava e Fernando Ribeiro Moretti, de Campinas.

HISTÓRICO DA CF - Em 1961, três padres responsáveis pela Cáritas Brasileira idealizaram uma campanha para arrecadar fundos para as atividades assistenciais e promocionais da instituição e torná-la autônoma financeiramente. A atividade foi chamada Campanha da Fraternidade e realizada pela primeira vez na quaresma de 1962, em Natal (RN), com adesão de outras três dioceses e apoio financeiro dos bispos norte-americanos. No ano seguinte, 16 dioceses do Nordeste realizaram a campanha. Não teve êxito financeiro, mas foi o embrião de um grande projeto anual de evangelização. A CF foi lançada, em nível nacional, no dia 26 de dezembro de 1963, sob o impulso renovador do espírito do Concílio Vaticano II e realizada pela primeira vez na Quaresma de 1964. Teve como tema “Igreja em Renovação” e como lema, “Lembre-se: você também é Igreja”.A Campanha da Fraternidade é uma atividade ampla de evangelização para ajudar os cristãos e as pessoas de boa vontade a viverem a fraternidade em compromissos concretos no processo de transformação da sociedade. É grande instrumento para desenvolver o espírito quaresmal de conversão, renovação interior e ação comunitária como a verdadeira penitência em preparação à Páscoa. É momento de conversão, de prática de gestos concretos de fraternidade.Tendo como motivação de fundo o mandamento do amor fraterno que os cristãos receberam de Jesus, a CF visa despertar e nutrir o espírito comunitário e a solidariedade na busca do bem comum. Tem como finalidade educar para a vida fraterna, a justiça e a caridade, que são exigências centrais do Evangelho. Também tem por meta a renovação da consciência sobre a responsabilidade de todos na promoção humana e na edificação de uma sociedade justa e solidária A CF propõe temas de reflexão e conversão relativos às várias situações sociais e existenciais do povo brasileiro, que requerem mais fraternidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário