quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Bento XVI inicia novo ciclo de reflexões nas Catequeses





Na catequese de hoje, o Papa Bento XVI iniciou uma nova série de reflexões. Depois do longo ciclo dedicado à pessoa de São Paulo Apóstolo, Bento XVI começou a falar sobre os grandes Escritores Eclesiásticos da Idade Média, iniciando com São João Clímaco.
São João Clímaco viveu nas montanhas do Sinai como eremita e monge, numa época de profunda crise, por causa das invasões dos bárbaros. Sua vida se caracterizou por um intenso amor a Deus e aos irmãos.
João Clímaco escreveu um tratado de vida espiritual intitulado "A escalada do Paraíso", no qual descreve o caminho que um monge deve percorrer, desde a renúncia do mundo até a perfeição do Amor.
Na primeira fase, trata da ruptura com o mundo, para voltar ao estado da infância espiritual. Depois, a luta espiritual contra as paixões para atingir as virtudes. Na última etapa da perfeição cristã, a alma, ao alcançar o estado de serenidade, se prepara para a oração do corpo e do coração.
O autor do tratado conclui com a apresentação das três virtudes teologais, fé, esperança e caridade, ressaltando, com São Paulo, a primazia da caridade sobre as demais virtudes.
Enfim, num escrito atual para os cristãos de hoje, São João Clímaco assinala a direção à qual todos da Igreja devem tender: a participação na morte e a ressurreição de Cristo, iniciada com o Batismo.Saudação em língua portuguesa
Ao término da sua catequese, o Papa cumprimentou os presentes em nove línguas, entre as quais o português:
"Saúdo os peregrinos de língua portuguesa, nomeadamente os de Portugal, das Paróquias de São Martinho de Lordelo do Ouro, Cristo Rei de Santa Bárbara Gaia, Santa Eulália de Águeda e de Nossa Senhora de Lourdes de Coimbra. A todos faço votos de uma feliz estadía na Cidade Eterna, e que este encontro com o Sucessor de Pedro reforce os propósitos de unidade e de comunhão na única fé, em Cristo Jesus Nosso Senhor. Que Deus vos abençoe e vos ampare, pela intercessão da Virgem de Fátima".

Nenhum comentário:

Postar um comentário