quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Novo patriarca russo espera maior diálogo com católicos








Não se prevê a curto prazo um encontro com o Papa
MOSCOU, quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009 (ZENIT.org).- O novo patriarca de Moscou e de Todas as Rússias, Sua Santidade Kiril, sucessor de Alexis II, espera que se dê um maior diálogo entre a Igreja Ortodoxa Russa e a Católica Romana durante seu patriarcado.
Na segunda-feira passada, o novo patriarca recebeu a delegação católica oficial que havia participado da cerimônia de entronização em 1º de fevereiro.
No encontro, o patriarca expressou sua esperança «de que as relações entre ambas as Igrejas se desenvolvam ulteriormente em uma atmosfera de confiança e cooperação recíproca, em primeiro lugar para defender e afirmar os valores cristãos tradicionais e no mundo», assinala o site do patriarcado de Moscou, segundo informa a agência russa Interfax.
Segundo o patriarca, o fato de que as posturas de católicos e ortodoxos coincidam em muitos aspectos da vida da sociedade atual poderia representar uma ótima base para esta interação.
A delegação católica estava composta pelo cardeal Walter Kasper, presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos, pelo secretário, Dom Brian Farrell L.C., pelo arcebispo Antonio Mennini, representante da Santa Sé na Federação Russa, por Dom Paolo Pezzi, arcebispo da Mãe de Deus de Moscou, e pelo sacerdote jesuíta Milan Zust.
O cardeal Kasper entregou ao novo patriarca uma mensagem de Bento XVI na qual o Papa sublinhava o papel de Kiril – durante muitos anos presidente do Departamento para as Relações Eclesiais Externas do Patriarcado – na hora de «forjar uma nova relação entre nossas igrejas».
«Uma relação baseada na amizade, na mútua aceitação e no diálogo sincero», acrescentava o Papa, confessando que nutre «grandes esperanças» em que ambas as Igrejas continuarão «cooperando para encontrar formas de fomentar e reforçar a comunhão no Corpo de Cristo».
O purpurado também ofereceu ao patriarca um presente do Papa, um cálice como símbolo do desejo de chegar à plena comunhão.
Não haverá encontro em 2009
Segundo o Patriarcado de Moscou, é improvável que o esperado encontro entre Bento XVI e Kiril aconteça em 2009.
«É possível chegar a um acordo [entre a Igreja Ortodoxa Russa e a Igreja Católica Romana], mas é necessário tempo», afirmou ao respeito o arcipreste Vsevolod Chaplin, vice-responsável do Departamento para as Relações Externas, à emissora de rádio russa Finam.
O arcipreste afirmou que «nunca se excluiu este encontro», já que não há «obstáculos de princípio», mas confessou que os fiéis ortodoxos sentem «dor e preocupação» pela atividade missionária da Igreja Católica.
«O patriarca, como o Papa, põe em primeiro lugar, não os sentimentos humanos, mas a preservação do credo, da unidade e da paz em sua Igreja», acrescentou.
Por isso, precisou, o poder de Kiril, «apesar de sua projeção externa, está restringido por uma série de fatores, em primeiro lugar a opinião dos fiéis, do clero e dos bispos».
Três encontros anteriores
Kiril e o Papa Bento XVI se encontraram em três ocasiões, quando o primeiro era metropolita de Smolensko e Kaliningrado. A primeira, em 25 de abril de 2005, o dia depois da Missa de entronização do pontífice; naquela ocasião, Kiril sublinhou a necessidade de cooperação por parte de ambas as igrejas para defender os valores cristãos da Europa atual.
Em 18 de maio de 2006, Kiril viajou a Roma para abençoar a nova igreja do Patriarcado de Moscou, que está situada perto da Basílica de São Pedro. Após seu encontro com Bento XVI, afirmou ter tido com ele «uma conversa muito importante sobre as perspectivas de desenvolvimento de nossas relações», e que chegou «o momento de que nossas Igrejas trabalhem juntas para preservar o cristianismo na Europa».
O último encontro aconteceu em 7 de dezembro de 2007, quando Kirill visitou novamente o Vaticano.

Um comentário:

  1. esperemos k a unidade seja breve e para sempre. o ocidente precisa do oriente e o oriente necessiata do ocidente...
    abraço,
    olga

    ResponderExcluir