quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

A Paz é Fruto da Justiça - Is 32,17


" A Paz é Fruto da Justiça" - Com esse lema, a CNBB motiva a CF/2009, que tem como tema: “Fraternidade e Segurança Pública”. Não há necessidade de justificar essa opção, porque a violência domina o Brasil, tento nas capitais como no interior, e cresce assustadoramente, resistindo a medidas já tomadas para o seu combate. O poder constituído apresenta projetos, da cabeça do povo saem sugestões, mas a sociedade brasileira ainda está muito distante de uma solução que resgate a tranqüilidade do povo e conduza os brasileiros para uma cultura de Paz.
A proposta da CF/2009 proclama, por meio do seu lema, que a violência é conseqüência da injustiça nas suas varias manifestações, também no que toca á igualdade. Infelizmente vivemos numa realidade profundamente injusta e desigual. A diferença entre o salário mínimo e os salários máximos vai muito além do admissível, permitindo que poucos tenham muito e muitos possuam pouco ou mesmo nada. Esse cenário social gera revolta manifestada nas formas mais brutais de agressividade. O combate á violência passa obrigatoriamente pela pratica da Justiça.
Há mais de meio século, quando as pessoas não viviam tão inseguras e temerosas como hoje, o Papa Pio XII já anunciava que a Paz é Fruto da Justiça. E agora, na primeira década do novo século, os bispos do Brasil compreendem que a luta pela Paz só será vitoriosa quando os povos e os governantes, os privilegiados e os excluídos fraternalmente se unirem para estabelecer a Justiça como primeira pedra da nova sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário