quinta-feira, 11 de março de 2010

" União com a Igreja Católica é meta do Ecumenismo " , diz Cardeal


Em um longo discurso proferido no Canadá, no último sábado, 6, o prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, Cardeal William Levada, afirmou que a acolhida das comunidades de anglicanos no seio da Igreja Católica é coerente com o diálogo ecumênico anglicano-católico porque a "união com a Igreja Católica é a meta do ecumenismo".
Rastreando a história do diálogo anglicano-católico desde o Concílio Vaticano Segundo, o Cardeal Levada observou que as decisões anglicanas de ordenar mulheres e aprovar atividade homossexual não eram compatíveis com as afirmações anteriores acordadas pelos teólogos anglicanos e católicos.
"Então, não é de se admirar que a ordenação de um bispo em uma parceria homossexual em New Hampshire, com aprovação posterior pela Convenção Geral da Igreja Episcopal dos Estados Unidos, em 2003, e a autorização de rituais para a benção de uniões e casamentos gays pela igreja anglicana no Canadá, tenham causado uma revolta enorme dentro da comunidade anglicana", observou o cardeal.
Em seguida, o Cardeal Levada comparou o acolhimento das comunidades anglicanas na Igreja Católica ao acréscimo de um instrumento a uma orquestra. Ao professar o Catecismo da Igreja Católica, essas comunidades tocarão as mesmas notas doutrinais, enriquecerão ainda a orquestra com outro som.
"Deixe-me logo acrescentar que quando eu digo enriquecimento, não estou me referindo a qualquer acréscimo de elementos essenciais de santificação e verdade à Igreja Católica", disse o Cardeal Levada. "Cristo a dotou com elementos essenciais. Estou me referindo ao acréscimo de modos de expressão desses elementos essenciais, modos que melhoram a apreciação por todos dos tesouros inexauríveis conferidos à Igreja por seu divino fundador".
"Se nos voltarmos para a Comunidade Anglicana, podemos constatar muitos elementos que impelem em direção à plena unidade: com relação ao papel unificador do episcopado, uma estima pela vida sacramental, um senso de catolicidade semelhante como uma marca da Igreja e um impulso missionário vibrante, apenas para nomear alguns", continuou. "Estes de modo algum estão ausentes na Igreja Católica, porém, a maneira particular na qual eles se encontram no anglicanismo acrescenta à compreensão católica de um dom comum. Essas considerações nos ajudam a apreciar a insistência da Igreja Católica de que não existe oposição entre a ação ecumênica e a preparação de pessoas para a plena recepção na comunhão católica".
"Além disso, entre os elementos distintivos da herança anglicana, devemos incluir os dons espirituais e intelectuais do movimento de Oxford, no século IXX, o então clérigo anglicano Newman junto com seus colegas tractarianos deixaram um legado que ainda enriquece o patrimônio comum católico", acrescentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário