sexta-feira, 12 de março de 2010

Inicia processo de Beatificação de mais um Brasileiro


Mais um nome se une à já extensa lista de brasileiros que podem chegar à glória dos altares. Trata-se do irmão professo da Congregação dos Sagrados Estigmas de Nosso Senhor Jesus Cristo (Estigmatinos), Roberto Giovanni, que desenvolveu um apostolado voltado à caridade, no interior de São Paulo.
Na próxima terça feira, 16, será instalado oficialmente o Tribunal para a instrução do processo de Beatificação do Servo de Deus. A data também marca o aniversário natalício de irmão Roberto (107 anos). A solenidade acontece na cidade de Casa Branca (Paróquia Santuário Nossa Senhora do Desterro), às 19h30min.
A Diocese de São João da Boa Vista (SP), responsável pela primeira parte do processo, recebeu há pouco o “nada obsta” da Congregação das Causas dos Santos. As providências começaram a ser tomadas em 2003, centenário de nascimento de irmão Roberto, quando a população de Casa Branca pediu que o bispo de São João iniciasse o processo de Beatificação.

Quem foi Irmão Roberto?

Roberto Giovanni nasceu em 16 de março de 1903, em Rio Claro (SP). Fez seus estudos na cidade natal, onde exerceu as funções de guarda-livros e contador, e se destacou por seu trabalho junto aos Vicentinos. Com mais de vinte anos de idade decidiu abraçar a vida religiosa, entrando para o seminário.
Após alguns anos de estudo, ao ingressar no noviciado, decidiu, após longa reflexão, ser irmão coadjutor e não sacerdote. Fez sua profissão a 16 de setembro de 1931, na Congregação dos Sagrados Estigmas de Nosso Senhor Jesus Cristo (Estigmatinos).
Trabalhou em Rio Claro(SP), Castro (PR), Ituiutaba (MG), Morrinhos (GO) e Caconde (SP).
Em 1939, foi transferido para Casa Branca (SP), onde viveu até as vésperas de sua morte. Faleceu em 11 de janeiro de 1994, em Campinas (SP), onde estava em tratamento de saúde.
Por mais de meio século, irmão Roberto desenvolveu, em Casa Branca, um apostolado inteiramente voltado à caridade. Alma generosa, coração aberto, sorriso farto e mente preparada para o contínuo exercício do bem. Foi um evangelizador incansável, perseverante, austero, apesar de se mostrar calmo, sereno, paciente e humilde. Sua sabedoria era tanta que suas palavras fluíam suavemente e tocavam fundo o coração das pessoas.
Fervoroso devoto de São Gaspar Bertoni, fundador da Congregação Estigmatina, foi o maior propagador do carisma bertoniano. Dedicou especial atenção aos órfãos, crianças carentes, idosos, enfermos, pobres, presidiários, fracos e migrantes, orando por eles, assistindo-os material e espiritualmente e levando a Sagrada Eucaristia aos acamados, ininterruptamente, por anos e anos.
São muitos os que relatam graças alcançadas por intercessão de irmão Roberto, como se nota pelos agradecimentos e flores deixados em seu túmulo, situado ao lado do altar da Igreja Nossa Senhora do Desterro.
No ano de 2003, centenário de seu nascimento, a população de Casa Branca pediu ao bispo de São João da Boa Vista a abertura do processo de beatificação.
Após as providências necessárias, em âmbito diocesano e junto ao Vaticano, e recebido o “nada obsta”, será agora iniciada a Causa de Beatificação e Canonização do Servo de Deus Roberto Giovanni.

Nenhum comentário:

Postar um comentário