sexta-feira, 19 de março de 2010

Papa nomeia novo Bispo para Caxias do Maranhão




O Papa Bento XVI anunciou, nesta sexta-feira, 19, a nomeação do padre Vilson Basso como novo bispo da diocese de Caxias, no estado do Maranhão. Ele sucederá a Dom Luís D’Andrea, 76, que teve seu pedido de renúncia aceito por causa da idade, conforme o Cânon 401 § 1º, do Código de Direito Canônico.
O novo bispo pertence à Congregação do Sagrado Coração de Jesus, conhecida como Congregação dos Dehonianos e, atualmente, é formador da Congregação nas Filipinas.
Natural de Tuparendi, no Rio Grande do Sul, padre Vilson nasceu no dia 16 de fevereiro de 1960. Fez seus estudos de filosofia em Brusque (SC) e de teologia em Taubaté (SP). Foi ordenado padre em 28 de dezembro de 1985. Como padre, na diocese de Viana, no Maranhão, foi vigário paroquial em Santa Inês e em Alto Alegre, além de pároco em Santa Luzia do Tide. Já na arquidiocese de São Luís, na capital maranhense, padre Vilson foi vigário paroquial no Santuário Nossa Senhora da Conceição e pároco do Santuário Nossa Senhora da Conceição. Em São Paulo, foi vigário paroquial do Santuário São Judas Tadeu.
Padre Vilson coordenou a pastoral da juventude do Regional Nordeste 5 da CNBB (estado do Maranhão) e foi assessor nacional da mesma pastoral na CNBB, em Brasília, de 1994 a 1997. Desde 2007 é formador da Congregação Dehoniana, na cidade de Oro City, nas Filipinas.
A diocese de Caxias do Maranhão foi criada em 22 de julho de 1939 e possui uma população de 640 mil, segundo dados do IBGE de 2007, numa superfície que passa de 34 mil km².

Nenhum comentário:

Postar um comentário