terça-feira, 5 de maio de 2009

Santa Sé reconhece Bárbara Maix como venerável


No último dia 22 de abril, o Congresso dos Teólogos de Roma reconheceu como Milagre, a cura do menino Onorino Ecker, 4 anos, pela intercessão da venerável serva de Deus Bárbara Maix. A comissão foi unânime em reconhecer esta ação como milagrosa. O reconhecimento é a etapa fundamental no processo de beatificação da religiosa que viveu no Brasil.
O papa Bento XVI, no dia 3 de julho de 2008, recebeu em audiência, o cardeal José Saraiva Martins, prefeito da Congregação da Causa dos Santos e autorizou a promulgação do Decreto sobre a Heroicidade das Virtudes vividas pela serva de Deus Bárbara Maix. Agora ela pode ser chamada de “Venerável Bárbara”, na Igreja.
Bárbara Maix é fundadora da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria. Nasceu em Viena, na Áustria, em 27 de junho de 1818. Ela colaborou no acolhimento dos pobres, desenvolveu intensas atividades sociais no Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, atendendo o clamor dos mais necessitados. Conheceu a “roda dos enjeitados” da Santa Casa de Misericórdia, em Porto Alegre; acolheu e levou para sua casa crianças que ali eram colocadas.
“Os teólogos apresentam a serva de Deus Bárbara Maix como modelo de vida e virtude para um mundo no qual os valores duradouros são tão desacreditados, onde tudo é provisório; como modelo de vida religiosa consagrada que ilumina a vida da Igreja e nos serve de exemplo na busca da verdadeira santidade”, afirmam as freiras da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria.
Com esse título, Bárbara está no último estágio, antes do processo de beatificação. O título representa o reconhecimento da Igreja de que, a religiosa viveu em grau heróico as virtudes cristãs da fé, esperança e caridade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário