domingo, 17 de maio de 2009

Bento XVI recorda viagem à Terra Santa e pede paz no Sri Lanka


O Papa Bento XVI recitou, neste domingo, 17, a oração do Regina Coeli com os fiéis e peregrinos reunidos na Praça São Pedro. O Santo Padre iniciou as suas palavras recordando que na última sexta-feira concluiu a sua viagem à Terra Santa e e anunciou que vai falar com maior profundidade sobre essa peregrinação na próxima quarta-feira, durante a audiência geral.
Viagem à Terra SantaO Pontífice agradeceu ao Senhor que lhe deu a possibilidade de concluir essa viagem apostólica tão importante. Agradeceu ainda todos aqueles que deram a sua contribuição para a realização da mesma e citou o patriarca latino e os pastores da Igreja na Jordânia, em Israel e nos Territórios Palestinos, os franciscanos da Custódia da Terra Santa, as autoridades civis e as forças de ordem. Um agradecimento especial o Papa fez aos sacerdotes, religiosos e fiéis que o acolheram com tanto afeto e a todos aqueles que o acompanharam e a apoiaram com as suas orações.Esta peregrinação aos lugares santos – disse Bento XVI – foi também uma visita pastoral aos fiéis que ali vivem, um serviço à unidade dos cristãos, ao diálogo com judeus e muçulmanos e à construção da paz. Tudo isso em nome de Deus, daquele Deus que chamou Abraão para fazer dele um grande povo."Terra Santa, símbolo do amor de Deus pelo seu povo e por toda a humanidade. É também símbolo da liberdade e da paz que Deus quer para todos os seus filhos. De fato, porém, a história de ontem e de hoje mostra que precisamente aquela Terra se tornou símbolo do contrário, isto é, de divisões e de conflitos intermináveis entre irmãos", disse o Papa.E o Pontífice lança um questionamento: "Como é possível isso? É justo que tal interrogação interpele o nosso coração, apesar de sabermos que um misterioso designo de Deus diz respeito àquela terra, para onde, como escreve São João, Ele 'enviou o seu Filho como vítima de expiação de nossos pecados'".“A Terra Santa foi chamada um "quinto Evangelho", porque ali podemos ver, ou melhor, tocar a realidade da história que Deus fez com os homens começando pelos lugares da vida de Abraão até os lugares da vida de Jesus, da encarnação, até o túmulo vazio, sinal da Sua ressurreição".A Terra Santa – destacou ainda o papa – pela sua mesma história pode ser considerada um microcosmo que resume em si mesma o caminho de Deus com a humanidade. Um caminho que compreende o pecado do homem e também a cruz libertadora de Jesus.A história da salvação começa com a escolha de um homem, Abraão – continuou Bento XVI – e de um povo, Israel, mas a intenção de Deus é a universalidade, a salvação de todos os povos. "Deus não faz preferência de pessoas, mas acolhe quem o teme e pratica a justiça", disse o papa, citando palavras de São Pedro, da Primeira Leitura de deste domingo.
Sri LankaAntes de rezar a oração do Regina Coeli, o Papa dirigiu o seu pensamento ao Sri Lanka, para assegurar o seu afeto e proximidade espiritual aos civis que se encontram na área de combate, no norte do país."Trata-se de milhares de crianças, mulheres, anciãos, a quem a guerra tirou anos de vida e de esperança. Desejo, mais uma vez dirigir um premente convite aos que promovem a guerrra, a fim de que facilitem a saída da população civil e, por isso, uno a minha voz à voz do Conselho de Segurança das Nações Unidas, que alguns dias atrás pediu garantias à segurança dos civis".O Papa pediu ainda às instituições humanitárias, inclusive às católicas, que façam todo o possível para ir ao encontro das urgentes necessidades alimentares e médicas dos refugiados. Bento XVI confiou o país à materna proteção de Nossa Senhora de Madhu, amada e venerada por todos os habitantes daquela região, e elevou o seu pedido ao Senhor a fim de que chegue logo o dia da reconciliação e da paz.Em seguida o Papa rezou a oração mariana do Regina Coeli e concedeu a todos a sua Benção Apostólica.Antes de concluir o encontro com os fiéis reunidos na Praça São Pedro, o Santo Padre saudou os diversos grupos de peregrinos em suas respectivas línguas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário