domingo, 3 de maio de 2009

Papa ordena 19 padres e reza pelas vítimas da gripe suína







O Papa Bento XVI presidiu hoje, 3, à Missa na Basílica de São Pedro, na qual conferiu a ordenação sacerdotal a 19 diáconos da Diocese de Roma. Entre os novos padres, 13 são italianos, os outros seis provêm da Nigéria, Haiti, Croácia, Republica Checa, Chile e Coreia do Sul. A cerimônia aconteceu no 46º Dia Mundial de Oração pelas Vocações.Concelebraram a missa, o vigário geral para a Diocese de Roma, cardeal Agostinho Vallini, os Bispos auxiliares, os superiores dos seminários e os párocos dos que foram ordenados.
Na homilia, Bento XVI recordou que Jesus experimentou sobre si a recusa de Deus da parte do mundo, a incompreensão, a indiferença, o deturpação do rosto de Deus. O mundo, na acepção desta palavra no Evangelista João, não compreende o cristão, não compreende os ministros do Evangelho, um pouco porque de fato não conhece Deus e um pouco porque não o quer conhecer. O mundo – acrescentou - não quer conhecer Deus e escutar os seus ministros porque isto o colocaria em estado de crise.
Prosseguindo a sua homilia o Santo Padre dirigiu depois um forte apelo aos presbíteros a serem homens de oração.
"O nosso ministério está totalmente ligado a este permanecer em Deus que equivale a rezar, e dele deriva a sua eficácia. Nesta perspectiva devemos pensar nas varias formas de oração de um padre, antes de mais a Santa Missa cotidiana. A celebração eucarística é o maior e mais elevado ato de oração, e constitui o centro e a fonte da qual também as outras formas recebem a "seiva": a liturgia das horas, a adoração eucarística, a lectio divina, o terço do Rosário, a meditação. O sacerdote que reza bem – comentou Bento XVI – é progressivamente expropriado de si mesmo e cada vez mais unido a Jesus Bom Pastor e Servo dos irmãos”.Regina Coeli
Dirigindo-se aos milhares de fiéis reunidos na Praça de São Pedro para a recitação da antífona mariana do tempo pascal, Regina Coeli, Bento XVI os convidou a rezar por sua viagem á Terra Santa, de 8 a 15 deste mês .
"Nas pegadas dos meus venerados predecessores Paulo VI e João Paulo II serei peregrino aos principais lugares santos da nossa fé. Com a minha visita proponho-me confirmar e encorajar os cristãos da Terra Santa, que devem enfrentar cotidianamente não poucas dificuldades. Como sucessor do apostolo Pedro, farei ouvir a proximidade e o apoio do inteiro corpo da Igreja. Além disso serei peregrino de paz, em nome do único Deus que é Pai de todos. Irei testemunhar o empenho da Igreja Católica em favor de todos aqueles que se esforçam no sentido de praticar o diálogo e a reconciliação, para chegar a uma paz estável e duradoira na justiça e no respeito recíproco . Finalmente, esta viagem não poderá deixar de ter uma notável importância ecumênica e inter-religiosa. Jerusalém é deste ponto de vista, a cidade símbolo por excelência: lá, Cristo morreu para trazer á unidade todos os filhos de Deus que andavam dispersos.Dia mundial de orações pelas vocações
O Papa referiu-se ao dia mundial de orações pelas vocações celebrado neste domingo. Pessoalmente e em comunidade – disse o Papa – devemos rezar muito pelas vocações, para que a grandeza e a beleza do amor de Deus atraia tantos a seguir Cristo no sacerdócio e na vida consagrada. Também é necessário rezar para que hajam outros tantos esposos santos, capazes de indicar aos filhos, sobretudo com o exemplo, os horizontes elevados aos quais tender com a sua liberdade.
Gripe suína
Na sua saudação em língua espanhola, Bento XVI, quis recordar as vitimas da chamada gripe suína que atingiu o México e outros países. Desejo manifestar a minha proximidade e assegurar a minha oração ás vitimas da gripe que atinge o México e outros países.
Queridos irmãos mexicanos, permanecei firmes na fé no Senhor. Ele vos ajudará a superar esta dificuldade. Convido-vos a rezar em família nestes momentos de provação: que Nossa Senhora de Guadalupe vos assista e proteja sempre".

Nenhum comentário:

Postar um comentário