quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Padre João: O Padre que mais trabalhou por Santa Gertrudes




Em 04 de fevereiro de 2001, a Paróquia São Joaquim de Santa Gertrudes acolhia seu 34º Pároco, o Padre João Carlos da Cunha, um padre novo, com apenas dois anos de sacerdócio e 28 e de idade.
Mostrou que veio para trabalhar e foi o que mais fez em praticamente 12 anos, desde o principio a Paróquia sempre esteve disposta a arregaçar as mangas e mostrar serviço.
Nestes anos como Pároco o que mais fez foi construir, reformar; antes das construções de alvenaria, construiu e reformou pastorais, pessoas, conscientizando sobre a importância em ser dizimista, em ser membro ativo na comunidade, onde fez com que todos se sentissem bem em qualquer igreja e trabalhassem juntos nos eventos paroquiais.
Em suas obras de construções e reformas temos; a reforma da antiga casa paroquial, a reforma das Capelas São Joaquim e São José, a conclusão da Capela Santa Catarina, a construção de nova casa paroquial no Jardim Parque Industrial, a compra de terrenos no Parque dos Jequitibás, o aluguel de dois salões que se tornaram Igrejas: a Capela Nossa Senhora Aparecida no Jardim Luciana e a Capela São Francisco de Assis no Parque dos Jequitibás e claro a obra mais importante de seu paroquiato, que demorou sete anos e oito meses para ser concluída: a reforma da Matriz de São Joaquim, que no dia 03 de agosto de 2012 foi dedicada à Deus sob a proteção de São Joaquim, na presença de bispos, padres, diáconos, seminaristas, religiosos e religiosas, autoridades civis e grande participação de católicos e não católicos.
Destacamos também o que realizou junto às administrações municipais, recebendo o título de cidadão gertrudense e menção de reconhecimento, a transferência do feriado municipal de 08 de dezembro ( Imaculada Conceição) para 26 de julho que é dia do Padroeiro São Joaquim e o pedido público de que a nova creche recebesse o nome de Padre Querino Vollani, entre outras coisas.
Juntos celebramos os 70 e 75 anos de nossa Paróquia e os 10 anos de sacerdócio vosso; contigo aprendemos que Deus ri também.
É imensa alegria saber que em tantos anos além de pároco soube ser engenheiro, construtor, político, marqueteiro, pai, irmão e amigo.
Mas é chegado um dia em que é preciso dizer tchau, diferente do tchau de cada missa, cada evento e esse dia foi hoje: 31 de janeiro de 2013. É o tchau de despedida para seguir outro caminho, com certeza o tchau mais dolorido, como ouvimos tantas vezes: coragem!
Agradecemos profundamente o que fez por nós, pedimos que Deus o abençoe cada vez mais para que cresça muito onde estiver, que Nossa Senhora Aparecida a quem tem grande devoção, seja sempre sua guia e que São Joaquim nosso padroeiro e São Sebastião o padroeiro de sua nova Paróquia sempre intercedam por ti.




Um comentário:

  1. Que linda homenagem Alan para o Pe. João pois ele merece isso e muito mais pelo que fez pela nossa comunidades, sempre será pra nós o nosso Paróco e amigo. Jamais sera esqucido com sua bagagem de 12 anos que passou aqui..
    Abraço..

    ResponderExcluir