terça-feira, 24 de abril de 2012

Questões sociais marcam a coletiva de imprensa desta terça-feira



Na tarde de hoje, 24, aconteceu no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, em Aparecida (SP), mais uma entrevista coletiva com a imprensa. Os bispos que falaram com a imprensa foram: o arcebispo emérito de São Paulo e presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia da CNBB, cardeal Cláudio Hummes; o bispo de Balsas (MA) e presidente da Comissão Pastoral da Terra (CPT), dom Enemésio Angelo Lazzaris e o bispo de Ponta Grossa (PR) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, dom Sérgio Arthur Braschi.
Abrindo a coletiva, dom Sérgio Braschi destacou o 3º Congresso Missionário Nacional, que acontecerá em Palmas (TO), de 12 a 15 de julho. Além disso, dom Sérgio ressaltou a participação brasileira no 4º Congresso Americano Missionário e no 9º Congresso Missionário Latino-Americano (CAM 4 – Comla 9), a ser realizado na Venezuela, em novembro de 2013.
“A Igreja é essencialmente missionária, por isso destacamos o 3º Congresso Missionário Nacional, que tem como tema ‘Discipulado missionário do Brasil para um mundo secularizado e pluricultural, à luz do Vaticano II’. Esse congresso tem a finalidade de rever a caminhada missionária no Brasil”, disse dom Sérgio sobre o evento que acontecerá em Palmas.
Já o cardeal Cláudio Hummes, presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia, fez um relato de sua viagem missionária à Amazônia, no último mês.
“Fiquei impressionado com a viagem que a Comissão para a Amazônia fez àquela região. Pudemos ver com nossos próprios olhos as dificuldades enfrentadas por àquele povo. Pude perceber que a Igreja lá ainda está florescendo. Visitei a diocese de São Gabriel da Cachoeira (AM), e fique encantado, pois, de acordo com informações locais, a diocese é formada por 98% de indígenas. E a floresta, por lá, ainda é intocada, com apenas 4% de desmatamento. Uma verdadeira beleza”, destacou dom Cláudio Hummes.
Dom Enemésio Lazzaris apresentou aos jornalistas uma nota da CNBB sobre a defesa dos territórios e dos direitos dos povos indígenas, quilombolas, pescadores artesanais e demais populações tradicionais.
“Vivemos a realidade de dois ‘Brasis’, o que se vangloria com a realização de grandes obras e dos que são impactados por esses mega projetos, como é o caso claro das pessoas que vivem a realidade da construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, em Altamira (PA)”, ressaltou dom Enemésio.
Perfil dos Bispos
Cardeal Cláudio Hummes
Criado Cardeal do Título Presbiteral de Santo Antônio de Pádua na Via Merulana, em 21 de fevereiro de 2001, o arcebispo emérito de São Paulo, dom Claúdio Hummes, nasceu em 8 de agosto de 1934, em Montenegro (RS). Atual presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia da CNBB, tem por formações Filosofia e teologia, com especialização em Ecumenismo e doutorado em Filosofia, é autor de diversas obras, e possui extensa trajetória de atividades no episcopado brasileiro. Foi arcebispo de São Paulo (1998-2006), membro da Comissão Episcopal Pastoral da CNBB, na Linha 5, Ecumenismo (1976-1978), e Linha 1, Leigos, Família, Pastoral Urbana e Operária (1979-1983).
O cardeal compõem várias congregações, dentre as quais, podemos citar para a Doutrina da Fé; para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos; e para os Bispos. Atua, também, nos Pontifícios Conselhos, para os Leigos, para o diálogo Inter-religioso, “Cor Unum”, e na Pontifícia Comissão paraa América Latina (CAL). É membro dos Conselhos, Ordinário da Secretaria Geral dos Sínodos dos Bispos, e de Cardeais para o Estudo dos problemas organizativos e econômicos da Santa Sé e Pontifícia Comissão para a Amérca Latina.
Dom Enemézio Angelo Lazzaris
Bispo de Balsas (MA) e presidente da Comissão Pastoral da Terra, dom Enemésio nasceu em 19 de dezembro de 1948, em Siderópolis (SC). Sua ordenação Episcopal foi em 29 de março de 2008, também, em Balsas. Por formação é filósofo, teólogo, e mestre em Teologia com especialização em Espiritualidade na Teresianum, em Roma (1981-1983).
Em Belo Horizonte (MG), do período de 1974 a 1981, foi formador e promotor Vocacional, e de 1983 a 1989, foi diretor do Lar dos Meninos e do Seminário Dom Carlos Sterpi. Também atuou como diretor da Comunidade Instituto de Artes e Ofícios Divina Providência no Rio de Janeiro (RJ), do período de 1997 a 1998. Foi superior Provincial da Província Norte do Brasil, de 1998 a 2004.
Dom Sérgio Arthur Braschi
Bispo de Ponta Grossa (PR) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesal da CNBB, dom Sérgio, nasceu em 03 de dezembro de 1948, em Curitiba (PR). Filósofo, teólogo, com especialização em Licenciatura em Teologia Dogmática (Eclesiologia) pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, Itália.
Dentre inúmeras atividades foi diretor Espiritual do Seminário Menor São José (1974-1978); diretor Arquidiocesano de Vocações Sacerdotais (1974-1977); reitor dos seminários, ‘São José’ (1979-1981) e ‘Rainha dos Apóstolos’ (1982-1986). Foi membro do conselho Presbiteral e do Colégio dos Consultores (1983-1986 e 1994-1998). Do período de 1993 a 1996, coordenou a Pastoral na área de periferia de Curitiba (PR).
Fonte: CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário