quarta-feira, 18 de abril de 2012

Colegialidade e cooperação pastoral formam linha-mestra das assembleias, diz secretário geral da CNBB


Dom_Leonardo_Ulrich_SteinerDom Leonardo Steiner, bispo auxiliar de Brasília e secretário geral da CNBB, em entrevista ao jornal Estado de São Paulo, considerou a importância do jubileu de 50 assembleias já realizadas pelo episcopado lembrando que "a colegialidade fraterna entre os sucessores dos apóstolos e a cooperação nas responsabilidades pastorais formam a linha-mestra das assembleias".
Questionado sobre as discussões em plenário na assembleia dos bispos, dom Leonardo respondeu: "Os bispos chegam para cada um desses encontros trazendo no coração a vida concreta do seu povo. Assim, estão sempre presentes, nas reflexões, as tristezas e alegrias vividas neste País. As infidelidades no exercício da política para o bem comum, a desigualdade social e econômica, as agressões à integridade da vida, as interrogações de natureza moral em relação aos fenômenos da modernidade e tantos outros aspectos da vida do povo têm seu lugar garantido na meditação e no compromisso dos bispos".

O jornal também quis saber do secretário se a 50a. assembleia geral vai dar espaço para a Jornada Mundial da Juventude. Dom Leonardo disse: "a JMJ é uma tarefa que o Santo Padre confiou à Igreja no Brasil. Cabe à Igreja, portanto, acolher e celebrar a vida em Cristo na companhia do Santo Padre e dos jovens representantes de várias partes do mundo. A Arquidiocese do Rio de Janeiro e a CNBB estão envidando  todos os  esforços para que a JMJ seja um grande momento de evangelização". "A CNBB, por meio da Comissão Especial para a jornada", continuou dom Leonardo, "tem animado esse tempo de preparação e teremos, no último dia da assembeia, um tempo de partilha sobre o caminho que nos conduzirá ao encontro do Rio no final de julho de 2013".

A respeito da celebração do jubileu de 50 anos do início dos trabalhos do Concílio Vaticano II, dom Leonardo afirmou: : "há tempos nos preparamos para o jubileu do Concílio. A CNBB designou uma comissão especial para a elaboração do programa de celebrações. Esse grupo tem informado o episcopado sobre providências já tomadas e outras que deverão ser realizadas até 2015. Na assembleia deste ano, essa comissão vai atualizar esse quadro de propostas e, concretamente, no dia 23, realizaremos uma sessão solene para homenagear o início dos trabalhos conciliares".
Fonte: CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário