Por: Jonas Cunhaz
Este é um dia de festa e muita alegria, principalmente para o fundador e toda a equipe do blog Regina Coeli; o blog criado há três anos atrás por Alan Felipe Bastelli e que tem por padroeira Maria, Rainha do Céu.
Este título de Nossa Senhora é antiqüíssimo, pode ser encontrado em vários escritos antigos, canções, rezas e antífonas do povo cristão; durante o tempo pascal se lê nitidamente a invocação que diz: “Alegrai-vos Rainha dos Céus [...]”.
O título é usado em várias outras citações e orações; desde pequeno aprendemos ao lado da Ave-Maria, a “Salve Rainha”; na Liturgia das Horas da noite (completas) encontra-se a invocação “Ave, Rainha dos Céus; Ave dos anjos Senhora!, Ave Raiz, Ave porta!”
Quantas vezes já ouvimos falar... Rainha dos Apóstolos, Rainha dos Mártires, Rainha dos patriarcas, dos profetas etc.; a liturgia bizantina também exalta Maria como Rainha, em diversas orações e cânticos se encontra a exaltação da realeza de Maria.
Com o dogma da Assunção de Maria, o título de Rainha veio quase que de imediato, com a defesa de vários teólogos, padres e grandes “celebridades” da Igreja, se assim podemos dizer.
Encerrando o ano de 1954, o Papa Pio XII para celebrar o primeiro centenário do dogma da Imaculada Conçeição escreve a encíclica “Ad Caeli Reginam” sobre a realeza de Maria e institui para a Igreja a Festa de Nossa Senhora Rainha. Paulo VI, mais tarde escreveu a Exortação Apostólica sobre o culto à Virgem Maria, onde se lê: “A Solenidade da Assunção tem um prolongamento festivo na celebração da Realeza da Bem-Aventurada Virgem Maria, que ocorre oito dias mais tarde, e na qual se contempla aquela que, sentada ao lado do Rei dos Séculos, resplandece como Rainha e intercede como Mãe” (n.6).
A festa de Maria Rainha de início, foi celebrada em 31 de maio, encerrando o mês mariano em muitos países dedicados a Maria; porém a reforma litúrgica feita pelo Concílio Vaticano II decidiu celebrar em 31 de maio a Visitação e transferiu a festa de Nossa Senhora Rainha para o dia 22 de agosto, dentro da oitava da Assunção de Maria ao céu.
Peçamos a intercessão da Rainha dos céus ao nosso blog, nossos trabalhos, nossas casas e nossas famílias; que ela de fato, seja Rainha de nossos corações, e que assim, reinando em nossos corações, possamos obedecer ao “chamado de Maria” que diz: “Fazei tudo o que ele vos disser. (Jo 2,5)”.
Nossa Senhora Rainha dos Céus... Rogai por nós!
Regina Coeli... Ora pro nobis!
Nenhum comentário:
Postar um comentário