terça-feira, 16 de agosto de 2011

Paróquia celebra Jubileu de Diamante


A Paróquia São Joaquim, em Santa Gertrudes, está em festa, pois celebra seus 75 anos de criação.

A história da paróquia está totalmente ligada com o desenvolvimento da cidade de Santa Gertrudes. Tudo começa quando as primeiras famílias de imigrantes chegaram aqui. Sendo todas de origem católica e havendo a necessidade de um espaço onde pudessem se encontrar, o Sr. Joaquim Raphael da Rocha doa um terreno à Cúria, para que pudesse ser construída uma Igreja.

E eis que, em 16 de agosto de 1936, Dom Francisco de Campos Barreto, bispo de Campinas, vendo a necessidade do povo, cria a Paróquia São Joaquim (criada como Nossa Senhora das Dores, mas o padroeiro era São Joaquim), tendo seu território desmembrado da Paróquia São João Batista de Rio Claro. Seu primeiro pároco foi o Padre João Maria Riolo, que tomou posse em 9 de novembro de 1936, mesma data em que a daróquia fora instalada.

Em 1948, a Paróquia São Joaquim se alegra junto de seus paroquianos, pois Santa Gertrudes consegue sua emancipação político-administrativa, fixando-se o dia do aniversário da cidade na data de criação da paróquia, em 16 de agosto, mostrando a grande influência da paróquia na cidade.

Na década de 50, a Paróquia São Joaquim é confiada aos cuidados dos padres estigmatinos, que desempenharam um papel importante. Em 1958, Santa Gertrudes e outras cidades (que pertenciam à Diocese de Campinas) são anexadas ao território da Diocese de Piracicaba.

No ano de 1959, a população paroquial já passava dos 5 mil habitantes, então era preciso construir uma igreja maior, pois a que existia não comportava mais as necessidades dos fiéis. Nesse mesmo ano, em terreno doado pelo Sr. Carlos Buschinelli, tem inicio as obras de construção da nova igreja matriz.

Já na década de 60, a paróquia volta a ser confiada aos cuidados dos padres diocesanos, que até hoje desempenham seu ministério com amor e carinho. Com o passar dos anos, tanto a cidade como a paróquia cresceram e com isso houve a necessidade de serem construídas mais Igrejas para que os fiéis pudessem se reunir para celebrar a Eucaristia e os demais sacramentos.

Em 2003, com incentivo do Padre João Carlos da Cunha, têm inicio as obras de reforma da igreja matriz, para que os paroquianos pudessem ter um local mais aconchegante para se reunirem.

Ao longo desses 75 anos, 34 padres desempenharam a função de pároco, muitos dos quais os paroquianos se lembram com carinho e afeto.

Hoje, a Paróquia São Joaquim conta com o trabalho de 15 pastorais e movimentos, com grande participação de paroquianos. Está a serviço da nossa cidade que atualmente conta com uma população de mais de 21 mil habitantes, em sua maioria católicos; por isso que a palavra que define esses 75 anos é “Evangelização”.

Podemos dizer que, além de 75 anos de evangelização, são 75 anos de obras e construções, 75 anos de vidas doadas para a edificação do Reino de Deus na paróquia e na cidade.

Para comemorar este ano jubilar, a Paróquia São Joaquim, está promovendo vários eventos, envolvendo todas as pastorais e movimentos, para que todos os paroquianos celebrem com alegria essa data tão importante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário