sábado, 4 de junho de 2011

Papa Bento XVI inicia viagem apostólica à Croácia


O Papa Bento XVI deixou essa manhã o Vaticano rumo à Croácia. A 19ª viagem apostólica do papa se resume em dois dias em Zagreb, onde acontece a Jornada Nacional das Famílias Croatas, motivo principal da visita papal.

Ao chegar ao aeroporto da capital, o papa foi acolhido por autoridades religiosas, políticas e civis, além de centenas de fiéis, dentre os quais uma família vestida em trajes típicos que lhe ofereceu flores. Após as formalidades, Bento XVI se dirigiu a todos saudando e agradecendo pela presença e o carinho.

Foram recordados os treze séculos de relacionamento sólido e leal entre Santa Sé e Croácia, mesmo em momentos difíceis e dolorosos para ambos.

Hoje, vinte anos depois da proclamação da independência e às vésperas da plena integração da Croácia na União Europeia, a história passada e recente pode ser motivo de reflexão para os outros povos do Continente para conservar e reanimar o patrimônio de valores humanos e cristãos e valorizar plenamente esta riqueza espiritual e cultural.

Terminando seu discurso, Bento XVI agradeceu antecipadamente todos os colaboraram na preparação e organização da visita e invocou sobre a nação e seus habitantes a intercessão e a ajuda do Beato Aloísio Stepinac, pastor amado e venerado por aquele povo.

Jornada Nacional das Famílias - A Jornada Nacional das Famílias Croatas terá três momentos, começando no final dessa tarde, quando os jovens se reúnem em vigília. Amanhã (5), haverá a missa para as famílias e o papa irá ao túmulo do Beato Stepinac para uma oração.

Neste sábado, o programa oficial de Bento XVI na Croácia inclui também encontros com o presidente croata, Ivo Josipovic, e com representantes religiosos, do corpo diplomático e elementos ligados à sociedade civil, religião, cultura, política e ciências.


Em entrevista à Rádio Vaticano, o arcebispo de Zagreb, Cardeal Josip Bozanić, adiantou que na expectativa da visita de Bento XVI, a Igreja predispôs um caminho de preparação tanto no âmbito diocesano como nacional.

Cada diocese elaborou programas que envolveram, principalmente, jovens e famílias. Os jovens se prepararam com várias atividades, com encontros de oração e de adoração, e o aguardam com muito entusiasmo. Para as famílias, foram elaboradas catequeses especiais, realizadas em grupos paroquiais. Desde que se anunciou a visita pastoral, os párocos acompanham toda a preparação com uma oração intensa e com uma profunda gratidão. Tudo gira ao redor do lema do encontro com o Santo Padre na Croácia: ‘Juntos em Cristo’.

País muito católico e duramente atingido pela crise econômica, a Croácia está se preparando para se converter no 28º membro da União Européia.

A Croácia tem cerca de 4,5 milhões de habitantes, dos quais 90% são católicas. Há 1.598 paróquias e 17 circunscrições eclesiásticas (divisões territoriais e administrativas da Igreja, as dioceses e arquidioceses).

Fonte: Rádio Vaticano

Um comentário:

  1. Muito legal seu blog e já estpu ficando por aqui. O meu blog católico é www.sentidomaior.blogspot.com Apareça também. Eu não sabia dessa viagem do Papa. Viu, foi bom conhecer o blog. Meu abraço!

    ResponderExcluir