quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Paróquias celebram Jubileu de Ouro


Paróquia Santa Cruz e São Dimas

Paróquia São José

As paróquias São José e Santa Cruz e São Dimas, em Piracicaba, estão comemorando 50 anos de criação. Elas foram criadas no dia 1º de outubro de 1959 por Dom Ernesto de Paula, nosso primeiro bispo diocesano.Para celebrar o Jubileu de Ouro, a Paróquia São José programou um tríduo preparatório, nos dias 28, 29 e 30 de setembro; no dia 1º de outubro, às 19h30, missa festiva em ação de graças. Encerrando as festividades, no dia 3, com início às 18 horas, missa solene, presidida pelo bispo Dom Fernando. Em seguida, a comunidade se reúne para um jantar comemorativo.A paróquia tem como pároco o Padre William Martins, que tomou posse em 5 de fevereiro de 2006. Ele conta com colaboração do pároco emérito, Monsenhor Luiz Gonzaga Juliani, que dirigiu a paróquia por 42 anos.

HISTÓRIA - A Paróquia São José foi criada por Dom Ernesto de Paula em 1o. de outubro de 1959 e instalada anos depois, em 17 de fevereiro de 1963, com a posse do administrador paroquial Padre Pedro Bonella.Em 1o. de janeiro de 1964, tomou posse o primeiro pároco, Mons. Luiz Gonzaga Juliani que ficou à frente da comunidade paroquial até fevereiro de 2006, desenvolvendo um grande trabalho pastoral e social. A construção da igreja matriz foi iniciada em 1956. No dia 24 de março, Dom Ernesto de Paula benzeu a pedra fundamental. As obras foram concluídas no paroquiato do Monsenhor Luiz. O templo foi dedicado e solenemente consagrado por Dom Eduardo Koaik no dia 17 de julho de 1988, no ano do Jubileu de Prata de instalação da paróquia. A construção do templo combina estilos romano e gótico e tem no alto do presbitério um belo painel que retrata a noite de Natal.A paróquia conta com um centro pastoral e, para desenvolver a promoção social, o CESAC – Centro Social de Assistência e Cultura e a Creche “Maria Maschietto Juliani”, nome da mãe do Mons. Luiz.

Paróquia Santa Cruz e São Dimas

Esta paróquia celebra o Jubileu de Ouro com diversas atividades religiosas, sociais e culturais Para marcar as festividades de seu cinquentenário, foi confeccionado um selo comemorativo, obra do artista Renato Fabrega, com o qual emite suas correspondências e chancela seus documentos. E nas celebrações e reuniões pastorais, reza-se a “Oração do cinqüentenário” redigida pelo Padre José Eduardo Sesso e aprovada pelo bispo diocesano.Entre as diversas atividades jubilares, realizadas ao longo do ano, destacam-se a visita de paroquianos à Catedral da Sé, em São Paulo, em cuja cripta está sepultado Dom Ernesto; impressão de livro sobre a história da paróquia, escrito a partir de depoimentos de antigos moradores e documentos históricos, por Geraldo Fischer; produção de filme-documentário sobre a história paroquial por Lauro Pinotti; exposição de documentos, fotos e outros símbolos históricos; exposição da autêntica relíquia da Santa Cruz, vinda do Vaticano, e doada por Dom Mauro Morelli, bispo emérito de Duque de Caxias; confecção de camisetas bordadas com o selo comemorativo do cinqüentenário; apresentação teatral e de corais; almoço comunitário.Em preparação à data comemorativa, realizou-se uma novena, com missas festivas, com a participação de ex-párocos e outros padres ligados à paróquia. E no dia 1º de outubro, data de criação, às 19h30, missa solene presidida pelo bispo Dom Fernando e concelebrada pelo pároco, Padre Kleber Fernandes Danelon, e outros sacerdotes.

HISTÓRIA - No bairro, conhecido na época como Vila Progresso, em 20 de dezembro de 1942, foi inaugurada uma capela sob a invocação de Santa Cruz. Em 19 de agosto de 1956, a capela recebeu mais um título, São Dimas, porque nessa ocasião foi entronizada a sua imagem.Tendo como centro a capela, cresceu a comunidade, o que levou Dom Ernesto de Paula a elevá-la a paróquia, desmembrando-a da Paróquia Senhor Bom Jesus do Monte. Sua instalação ocorreu no dia 21 de fevereiro do ano seguinte, com a posse do primeiro pároco, Padre Geraldo Gomes da Silva, que esteve à frente da comunidade até 22 de julho de 1962.Depois vários párocos estiveram à frente da paróquia, entre eles os monsenhores José Nardin, Jamil Nassif Abib e José Boteon, e o padre Cândido Aparecido Mariano. O pároco atual, Padre Kleber Fernandes Danelon, tomou posse no dia 24 de janeiro deste ano.Integram a comunidade paroquial o Lar dos Velhinhos, cujo capelão é o Padre Rubens Marin, e o Carmelo do Imaculado Coração de Maria e de São José, das Carmelitas Descalças, cujos capelães são os frades franciscano-capuchinhos. Ambas as capelas têm autonomia pastoral e administrativa.

MATRIZ - Na primeira administração do Mons. José Nadin, iniciou-se a construção da nova matriz. A antiga capela foi demolida para dar lugar ao novo templo, cuja estrutura arquitetônica forma uma cruz grega. A pedra fundamental foi lançada em 1o. de maio de 1963 e já em dezembro do ano seguinte, embora em obras, a nova igreja já era utilizada para celebrações. Ao lado da nova matriz está colocado um cruzeiro de mármore, sinal vivo histórico da devoção à Santa Cruz, para lá transferido em 1989.

Nenhum comentário:

Postar um comentário