sábado, 26 de setembro de 2009

Igreja celebra o Dia da Bíblia


A Igreja celebra, no dia 27, último domingo de setembro, o Dia da Bíblia. A origem dessa comemoração remonta ao ano de 1947, quando a Liga de Estudos Bíblicos organizou a 1ª Semana Bíblica Nacional. Uma proposta dessa Semana foi a instituição do Dia da Bíblia, celebrado no último domingo de setembro, próximo da festa de São Jerônimo (dia 30), responsável pela tradução da Bíblia para o latim, edição conhecida como Vulgata. A celebração desse dia foi crescendo em importância na vida da Igreja. Com o passar dos anos passou-se para a Semana da Bíblia e, a partir de 1971, setembro passou a ser o Mês da Bíblia, celebrado como um tempo especial para nos conscientizar mais ainda sobre seu valor. A Igreja sempre nutriu um grande amor e respeito pela Palavra de Deus. E, após o Concílio Vaticano II, valorizou-a ainda mais, propondo que nas celebrações, ao lado da Mesa Eucarística, esteja também a Mesa da Palavra.

Frases e pensamentos sobre a Bíblia

Beijar a Bíblia é beijar o rosto de Deus. (Santo Agostinho)
A Bíblia é a carta de amor de nosso Pai, e nós a deixamos fechada no envelope. (São Gregório Magno)
Ainda agora Deus passeia pelo paraíso quando leio as divinas Escrituras. (Santo Ambrósio)
Toda a Sagrada Escritura fala de Cristo e encontra sua plenitude em Cristo, porque forma um único livro, o livro da vida, que é Cristo. (Hugo de São Vitor)
Ignorar as Escrituras é ignorar a Cristo. (São Jerônimo)
A Bíblia é resultado final da longa caminhada, fruto da ação de Deus, que quer o bem dos homens, e do esforço dos homens que querem conhecer e praticar a vontade de Deus. (Frei Carlos Mesters)
Não basta ler somente a Bíblia. É preciso sorver o seu conteúdo que é a plenitude da vida. (Dom Bernardo Schuch, OSB)
Cumpre amar a Bíblia para entendê-la. (Daniel Rops)
Não se compreendem as Escrituras senão de joelhos. (Maurice Zundel)
Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para ensinar, repreender, corrigir, educar na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito, qualificado para toda boa obra. (2Tm 3, 16- 17)
Porque a Palavra de Deus é viva, eficaz e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes. Ela penetra até o ponto onde a alma e o espírito se encontram, e até onde as juntas e medulas se tocam; ela sonda os sentimentos e as intenções do coração. (Heb. 4, 12)
A Bíblia foi escrita para instruir e para manter firme a nossa esperança. (Rm. 15, 4)Donoso Cortês tem uma belíssima página sobre a Bíblia e nela estes dizeres: "Livro prodigioso aquele no qual o gênero humano começou a ler, faz trinta e três séculos e, lendo nele todos os dias e todas as horas, ainda não acabou sua leitura. Livro prodigioso aquele que vê tudo e sabe tudo; que sabe os pensamentos que se levantam no coração do homem, e os que estão presentes na mente de Deus; que vê o que se passa nos abismos da terra; que conta ou prediz todas as catástrofes dos povos, todos os tesouros da justiça e todos os tesouros da vingança e onde se encerram e entesouram todas as maravilhas da misericórdia. Livro, enfim, que quando a terra desmaiar e o sol recolher sua luz e as estrelas apagarem-se permanecerá ele apenas com Deus, porque é eterna sua palavra, ressoando eternamente nas alturas."

2 comentários:

  1. A bíblia nos mostra o caminho CERTO a seguir a agradar a Deus, "Lâmpada para os meus pés é a tua palavra" Salmos 119:105, por isso eu sou monoteísta acredito em um Deus único, que somente por meio dEle obterei a salvação,a bíblia só me mostra um Senhor, um Deus, e um Deus que não divide a adoração dele com outros ou outras...

    um abrço,

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do post...
    Mais uma frase:
    " A bíblia é o manual do fabricante "
    autor: desconhecido

    ResponderExcluir