quarta-feira, 1 de julho de 2009

Bento XVI nomeia novos bispos para Olinda-Recife e Pelotas

D. Jacinto Bergmann novo Bispo Diocesano de Pelotas - RS

D. Antônio Saburido novo Arcebispo Metropolitano de Olinda e Recife - PE




O Papa Bento XVI anunciou hoje, 1, a nomeação de dois novos bispos para o Brasil. Como novo Arcebispo Metropolitano de Olinda e Recife (PE), o Santo Padre nomeou Dom Antônio Fernando Saburido, que até o momento, era bispo de Sobral (CE). Ele sucederá a Dom José Cardoso Sobrinho, que completou ontem 76 anos de idade.E como novo Bispo de Pelotas (RS), Dom Jacinto Bergmann, até agora Bispo de Tubarão (SC), sucedendo Dom Jayme Henrique Chemello que renunciou por motivo de idade. No dia 28 de julho, Dom Jayme completará 77 anos.Os pedidos de renúncia de Dom José Cardoso e Dom Jayme foram aceitos pelo Santo Padre com base no cânon 401, parágrafo 1o, que prescreve a renúncia do bispo ao completar 75 anos.

Dom Antônio Fernando Saburido

O novo arcebispo de Olinda e Recife tem 62 anos, é pernambucano de Cabo de Santo Agostinho e foi ordenado padre pela Ordem de São Bento (OSB) em 1978.Nomeado bispo auxiliar de Olinda e Recife, recebeu a ordenação episcopal em agosto de 2000 e, em 2005, foi nomeado bispo da diocese de Sobral. Seu lema episcopal é “Segundo a tua palavra”.Dom Antônio Fernando já foi presidente do Regional Nordeste 2 da CNBB.

Dom Jacinto Bergmann

Já o novo bispo de Pelotas é natural de Alto Feliz (RS) e tem 57 anos. Ordenado padre em 1976, foi nomeado bispo auxiliar de Pelotas em 2002, onde ficou até 2004, quando foi transferido para Tubarão. Com mestrado em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma, exerceu inúmeras atividades antes do episcopado sendo, inclusive, subsecretário geral de pastoral da CNBB entre 2001 e 2002. Seu lema episcopal é “Em nome da Trindade”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário