quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Papa nomeia Bispo para Lorena (SP) e Auxiliar para Salvador (BA)


Frei João Muller - Nomeado Bispo Diocesano de Lorena - SP

Dom Marco Leite de Almeida - Nomeado Bispo Auxiliar de São Salvador - BA


Cidade do Vaticano (RV) – Nesta quarta-feira, o Santo Padre aceitou a renúncia ao governo pastoral da Diocese de Lorena (SP), apresentada por Dom Benedito Beni dos Santos, em conformidade ao can. 401 § 1 do Código de Direito Canônico.

O Santo Padre nomeou Bispo de Lorena o Reverendo Frei João Inácio Müller, O.F.M., até então Ministro Provincial dos Frades Menores da Província “São Francisco de Assis”, com sede em Porto Alegre. 

Monsenhor Müller nasceu em 15 de junho de 1960 em Santa Clara do Sul (RS), Diocese de Santa Cruz do Sul. Fez a profissão religiosa na Ordem dos Frades Menores em 14 de abril de 1985 e foi ordenado sacerdote em 3 de dezembro de 1988. 

Estudou Filosofia na Faculdade “Imaculada Conceição” de Viamão, na Arquidiocese de Porto Alegre, e Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e no Studium Theologicum em Jerusalém. Obteve a Licenciatura em Teologia Espiritual no Antonianumem Roma. 

Desempenhou os seguintes cargos: Promotor Vocacional e Membro da Equipe dos Formadores no Seminário Seráfico “São Francisco de Assis”, em Taquari, Arquidiocese de Porto Alegre (1988-1990); Promotor Vocacional, Membro do Secretariado Vocacional e do Conselho de Formação, Membro da Fraternidade no Seminário Menor em Arroio do Meio, diocese de Santa Clara do Sul (1990-1992); Secretário de Pastoral, Promotor Vocacional, Guia dos Candidatos ao Postulantado em Lomba do Pinheiro, Arquidiocese de Porto Alegre (1992-1994); Guardião do Convento “São Boaventura” (1997-1998); Vigário Paroquial da Paróquia “São João Batista” em Daltro Filho na diocese de Caxias do Sul (1997-2004); Mestre de Noviços (1997-2004); Secretário da Formação e Estudos da Província e Definidor Provincial (1999-2007); Vigário da Fraternidade, Mestre dos Estudantes de Filosofia, Agente de Pastoral na Rede de Comunidade da Paróquia “Santa Clara” em Lomba do Pinheiro (2005-2007). 

Desde 2007 é Ministro Provincial da Província Franciscana “São Francisco de Assis” do Estado do Rio Grande do Sul. 

Arquidiocese de Salvador

Ainda esta quarta, o Papa Francisco nomeou Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Salvador Dom Marco Eugênio Galrão Leite de Almeida, transferindo-o da Diocese de Estância (SE).

Dom Leite de Almeida nasceu em 30 de janeiro de 1959 em Aracaju (SE). Foi ordenado sacerdote em 1989 e incardinado na Arquidiocese de Aracaju, onde desempenhou vários cargos, entre os quais Chanceler da Cúria Arquidiocesana e Professor do Instituto de Teologia para os Leigos.

Em 30 de abril de 2003 foi nomeado Bispo de Estância e recebeu a ordenação episcopal em 16 de julho do mesmo ano. Seu lema episcopal é: "Propter Te Domine - Em favor, de ti Senhor".


(BF)
Fonte: Rádio Vaticano 

Nenhum comentário:

Postar um comentário