segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Apresentado programa da visita do Papa a Assis


Cidade do Vaticano (RV) - O Papa peregrino na Úmbria nas pegadas de São Francisco, padroeiro da Itália. Foi apresentado nesta segunda-feira, na sala da "espoliação" da sede do episcopado de Assis, o programa da visita do Papa Francisco à cidade de Assis, em 4 de outubro próximo.

No ato de apresentação do programa estavam com o bispo Domenico Sorrentino o prefeito Claudio Ricci, o arcebispo de Perugia e presidente dos bispos da úmbria, Dom Gualtiero Bassetti, e um representante das Famílias franciscanas.

O 4 de outubro será um dia intenso para o Papa em Assis, na festa do Santo padroeiro da Itália, em quem Bergoglio inspirou o seu Pontificado. Francisco chegará de helicóptero por volta das 7h45 locais ao campo esportivo do Instituto Seráfico, uma referência na caridade, cuja estrutura acolhe adolescentes de toda a Itália portadores de deficiências. O Papa se deterá brevemente com eles, partindo, em seguida, para o primeiro lugar franciscano, a Igreja de São Damião, lugar da conversão, no qual o Santo ouviu a voz do Crucifixo.

Dalí, o Santo Padre se deslocará para um momento significativo e sem precedentes: a visita, na sede episcopal de Assis, do quarto da "espoliação", que recorda o gesto radical do jovem Francisco diante do pai Pietro di Bernardone, onde o Papa encontrará alguns pobres assistidos pela Caritas, antes de entrar na Igreja de Santa Maria Maior, anexa ao episcopado.

Em seguida, às 11h, o Santo Padre presidirá à missa na Praça da Basílica de São Francisco, após a veneração dos restos mortais do Santo ali custodiadas. Ao término, acenderá a lâmpada votiva com o óleo deste ano oferecido pela Região da Úmbria, e depois se terá o almoço no Centro da Caritas diocesana, adjacente à Estação ferroviária de Santa Maria dos Anjos.

Na parte da tarde, por volta das 14h30, o Papa fará uma visita privada ao Ermitério dos Cárceres, lugar onde São Francisco de Assis e seus seguidores se retiravam para rezar e meditar. Depois, o Pontífice terá um encontro na Catedral de São Rufino com as representações de toda a diocese, que estará realizando o seu sínodo.

A seguir, fará uma visita privada às Clarissas, na Basílica de Santa Clara. Às 17h30, após uma oração silenciosa na Porciúncula, coração pulsante da espiritualidade franciscana, o Papa terá o abraço com os jovens na praça diante da Basílica de Santa Maria dos Anjos e, antes de partir de volta para Roma, passará pelo sugestivo Santuário de Rivotorto, onde visitará o tugúrio (refúgio) de São Francisco. O retorno ao Vaticano está previsto para as 20h. (RL)
Fonte: Rádio Vaticano 

Nenhum comentário:

Postar um comentário