quinta-feira, 31 de maio de 2012

Bento XVI nomeia novo bispo para diocese mineira





Mons. Jeremias - Nomeado Bispo Diocesano de Guanhães - MG

O Papa Bento XVI nomeou nesta quarta-feira, 30, um novo bispo para a Diocese de Guanhães, em Minas Gerais: padre Jeremias Antônio de Jesus.

Até então, o sacerdote fazia parte da Diocese de Bragança Paulista, servindo como pároco da paróquia Cristo Rei, na cidade de Atibaia, sua cidade natal.

Padre Jeremias nasceu no dia 27 de maio de 1966, estudou filosofia no Seminário Bom Jesus da Arquidiocese de Aparecida e teologia no Instituto Teológico Pio XI, na cidade de São Paulo. Depois, frequentou o Curso Internacional para reitores de Seminário no Pontifício Ateneu Regina Apostolorum, em Roma.

Foi ordenado sacerdote no dia 10 de dezembro de 1993. Na Diocese de Bragança Paulista, foi reitor do Seminário Maior Diocesano ‘Imaculada Conceição’, entre 1994 e 1995 e entre 1998 e 2005, e administrador paroquial da Paróquia São Sebastião, entre 1996 e 1997. E desde 1999 era Responsável pela Escola de Teologia para os Leigos de Atibaia, Pároco da Paróquia Cristo Rei, em Atibaia, desde 2006, e, desde 2007, Vigário Forâneo do Decanato de Atibaia.
Diocese de Guanhães

No dia 17 de fevereiro de 2011, Dom Emanuel Messias de Oliveira, então Bispo diocesano de Guanhães, foi eleito bispo da Diocese de Caratinga (MG). A partir dessa data, a diocese de Guanhães tornou-se sede vacante, sem o bispo diocesano. Desde que Dom Emanuel tomou posse, aos 20 de maio de 2011, na Catedral São João Batista, em Caratinga (MG), dias depois o colégio de consultores da Diocese de Guanhães elegeu padre Marcello Romano, na época pároco da paróquia Santo Antônio, em Peçanha (MG), administrador diocesano. Padre Marcello, hoje pároco da paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Conceição do Mato Dentro (MG), completou neste mês de maio 1 ano na administração da Diocese.

Dom Jeremias Antônio de Jesus será o 3º bispo desta diocese localizada na região leste de Minas Gerais. Ela pertence à Província Eclesiástica de Diamantina e ao Regional Leste 2 da CNBB. Geograficamente, limita-se com as dioceses de Governador Valadares, Itabira-Fabriciano e Sete Lagoas, além da arquidiocese de Diamantina e da diocese de Teófilo Otoni, todas em Minas Gerais. Sua superfície é de 15.542, 3 km² e tem uma população de aproximadamente 263.472 habitantes, distribuídos em 30 municípios, dos quais 27 são paróquias.
Fonte: Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário