quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Santa Sé entrega a FSSPX documento para Reconciliação


Cardeal Levada e Dom Fellay reuniram-se hoje no Vaticano


CIDADE DO VATICANO, quarta-feira, 14 de setembro de 2011 (ZENIT.org) – Representantes da Santa Sé entregaram nesta quarta-feira a representantes da Fraternidade Sacerdotal São Pio X o texto de um Preâmbulo Doutrinal cuja aceitação o Vaticano considera "base fundamental para alcançar a reconciliação plena com a Sé Apostólica".

É o que assinala um comunicado emitido pela Sala de Imprensa da Santa Sé após a reunião, realizada na sede da Congregação para a Doutrina da Fé.

A reunião contou com a presença do prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé e presidente da Pontifícia Comissão Ecclesia Dei, cardeal William Levada, do secretário da congregação, o bispo Luis Ladaria, SJ, e do secretário de Ecclesia Dei,Dom Guido Pozzo.

Por outro lado, estava presente o superior geral da Fraternidade Sacerdotal São Pio X (FSSPX), Bernard Fellay, e o primeiro e segundo assistente geral, Niklaus Pfluger e Alain-Marc Nély.

A reunião de hoje foi realizada após oito reuniões de uma comissão mista composta por especialistas da FSSPX e da Congregação para a Doutrina da Fé, que esclareceram as respectivas posições e motivações.

A Congregação vaticana afirma considerar "as preocupações e inquietações levantadas pela Fraternidade São Pio X em ordem à guarda da integridade da fé católica frente à hermenêutica da ruptura do Concílio Vaticano II em relação à Tradição, que o Papa Bento XVI mencionou no Discurso à Cúria Romana (22-XII-2005)”.

Ao mesmo tempo, continua o comunicado, "a Congregação para a Doutrina da Fé considera como a base fundamental para alcançar a reconciliação plena com a Sé Apostólica a aceitação do texto de Preâmbulo Doutrinal que foi entregue durante a reunião de 14 de setembro”.

O comunicado da Santa Sé afirma que “tal Preâmbulo enuncia alguns princípios doutrinários e os critérios de interpretação da doutrina católica, necessárias para garantir a fidelidade ao Magistério da Igreja e do sentire cum Ecclesia".

Na reunião de hoje, segundo o comunicado, "se propuseram alguns elementos de uma solução canônica para a Fraternidade Sacerdotal São Pio X", no caso de que houvesse “a eventual e esperada reconciliação".

O comunicado analisa o processo seguido para alcançar o retorno à plena comunhão da Fraternidade São Pio X com a Igreja Católica.

"Na sequência do pedido dirigido pelo Superior Geral da Fraternidade Sacerdotal São Pio X, a 15 de dezembro de 2008, a Sua Santidade o Papa Bento XVI, o Santo Padre decidiu levantar a excomunhão dos quatro bispos ordenados pelo arcebispo Lefebvre e, ao mesmo tempo, abrir conversações doutrinais com a mencionada Fraternidade, com o fim de esclarecer os problemas de ordem doutrinal e alcançar a superação da fratura existente", recorda.

"Em conformidade com as disposições do Santo Padre, uma comissão mista de estudo, composta por especialistas da Fraternidade São Pio X e por peritos da Congregação para a Doutrina da Fé, reuniu-se oito vezes", prossegue.

"Essas reuniões, que aconteceram em Roma entre outubro de 2009 e abril de 2011, e que tiveram como objetivo expor e aprofundar as dificuldades essenciais doutrinária sobre os temas controversos, alcançaram os objetivos de esclarecer as respectivas posições e motivações”.

Fonte: ZENIT

Nenhum comentário:

Postar um comentário