segunda-feira, 19 de setembro de 2011

A Cruz da JMJ peregrina num cenário de contrastes

Chegada da Cruz no Bote Fé

A cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora, símbolos da JMJ começam a sua peregrinação na Terra de Santa Cruz pela cidade mais populosa do Brasil e mais influente no cenário global, sendo a sexta maior cidade do planeta, estou falando da cidade de São Paulo, que se localiza na região sudeste do território nacional.

Uma cidade que se desenvolve dia a dia, sua população é plural, com características diversas, dando um cor diferente no cenário paulistano. Porém uma cidade que também apresenta em si quadros de desníveis sociais.

Moram nas ruas da capital ou dormem em albergues municipais 13.666 pessoas, população maior do que a de 328 municípios. Nos últimos dez anos, o total de pessoas que vivem em situação de rua em São Paulo cresceu 57%.
Além do aumento da quantidade de garotos e meninas que ingressaram no mundo do crime, passando de 129 casos em 2008, 151 em 2009, até chegar a 163 em 2010, os dados da Polícia Militar mostram que estes jovens aderem a prática de crimes cada vez mais jovens

É neste cenário de contrastes que peregrina a cruz da JMJ, Ela porta uma mensagem de comunhão e partilha. A cuz traz em si o apelo a caridade e ao amor, onde a desigualdade não tem lugar.

"Eu vim para que todos tenham vida."

Seu trajeto irá de encontro as realidades difíceis desta megalópole. No trajeto estão incluídos a Praça da Sé, palco de um forte cenário de violência e de muitos abandonados.

A cruz irá ao encontro daqueles que hoje se encontram num cenário de horror chamado: Drogas. A Via-Sacra na cracolândia é sem dúvida a expressão do amor de Cristo, que sempre escolhe o que talvez ‘nós’ não escolheríamos.

SP, maior cidade da América Latina

Vigiar para não cair em tentação, a cruz e o ícone estará presente na vigília com as ‘madalenas’, com aquelas que por algum motivo comercializam seu corpo como forma de receber algo em troca, também a elas por amor, o ‘AMOR‘ se doa.

Passar pelo arsenal da esperança é a indicação de que ‘ELE ACOLHE’ aqueles que se encontram em dificuldades econômicas e por vezes num total abandono pela falta de trabalho, casa, alimentação, saúde e família.
São nestas ruas e vielas que a fé será celebrada: Eis o madeiro da cruz da qual pendeu a salvação do mundo. Veja o Homem e como carrega aquela cruz pesada de madeira. Veja como O colocam sobre a cruz e cravam Suas mãos e pés no madeiro. Veja como levantam a cruz naquele lugar, chacoalhando Suas feridas nas mãos e pés.

A Cruz de Cristo se une ao sofrimento humano e sempre aos seus pés a Virgem Maria que como ninguém soube experienciar a cruz como sinal de redenção.

Por Cristiane Henrique – Produção Destrave

Fonte: Destrave Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário