sábado, 26 de fevereiro de 2011

Diocese de Piracicaba completa 67 anos de Criação

Território Diocesano
Catedral Diocesana

Bula de Criação - "Vigil Campinensis Ecclesiae"

Dom Fernando Mason - Bispo Diocesano

A Diocese de Piracicaba comemora 67 anos de criação. Em 26 de fevereiro de 1944, através da bula “Vigil Campinensis ecclesiae”, o Papa Pio XII criou a Diocese de Piracicaba, em território desmembrado da Diocese de Campinas. A instalação solene ocorreu no dia 11 de junho do mesmo ano, em cerimônia presidida pelo Núncio Apostólico Dom Bento Aloisi Masella.

Diocese é uma região da Igreja católica confiada ao governo de um bispo. Segundo o Concílio Vaticano II, “é a porção do povo de Deus confiada a um bispo para que a pastoreie em cooperação com o presbitério, de tal modo que, unida a seu pastor e por ele congregada no Espírito Santo mediante o Evangelho e a Eucaristia, constitua uma Igreja particular, na qual verdadeiramente está e opera a una, santa, católica e apostólica Igreja de Cristo.” (Decreto “Christus Dominus”, 11)

A Diocese de Piracicaba está dividida em 7 regiões pastorais, compreende 60 paróquias, 4 quase-paróquias e 2 santuários marianos. Nela estão presentes 10 congregações religiosas masculinas, 12 femininas e 1 que compreende os ramos masculino e feminino. A diocese conta, ainda, com o trabalho de pastorais, novas comunidades, movimentos, associações apostólicas, entidades sociais e outros organismos.

BISPO DIOCESANO – O governo da nossa diocese está confiado a Dom Fernando Mason, que é o quinto bispo diocesano. Ele foi nomeado bispo de Piracicaba pelo Papa Bento XVI em 25 de maio de 2005. A posse canônica ocorreu no dia 24 de julho do mesmo ano, em solene celebração realizada na Catedral de Santo Antônio.

Dirigida por Dom Fernando, a diocese conta com o trabalho de 58 padres diocesanos, 50 padres religiosos e 30 diáconos permanentes. E também com o trabalho do bispo emérito Dom Eduardo Koaik e de Dom Aloísio Hilário de Pinho, orionita, bispo emérito de Jataí (GO), que reside em Rio Claro.

TERRITÓRIO E POPULAÇÃO – A extensão territorial da diocese abrange 4.676 km2. Sua população é de 903.034 habitantes (segundo dados do IBGE-2010).15 Municípios compõe o território da Diocese: Águas de São Pedro, Capivari, Charqueada, Corumbataí, Ipeúna, Mombuca, Piracicaba, Rafard, Rio Claro, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Bárbara D´Oeste, Santa Gertrudes, Santa Maria da Serra e São Pedro.

Compreende 15 municípios: Águas de São Pedro, Capivari, Charqueada, Corumbataí, Ipeúna, Mombuca, Piracicaba, Rafard, Rio Claro, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Bárbara D´Oeste, Santa Gertrudes, Santa Maria da Serra e São Pedro.

Fonte: Diocese de Piracicaba

Nenhum comentário:

Postar um comentário