quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Bispo de Piracicaba promulga 6º Plano de Pastoral



“Nossa Igreja Diocesana viveu, nestes últimos três anos, um processo a que chamamos de ‘Revisão Ampla’. Foi como que um ‘autoestudo’ ou algo parecido com um ‘sínodo diocesano’, que nos levou a identificar pontos prioritários de nossas ações pastorais, com, inclusive, a criação de comissões que acompanharão a implementação delas. Eis agora o resultado desse bom trabalho. Ele está em nossas mãos para melhor ressaltar a essência do quadro: a Evangelização.”

Assim se manifesta nosso bispo Dom Fernando na apresentação do 6º. Plano de Pastoral da diocese. Sua promulgação oficial se realiza no dia 17, na Catedral de Santo Antônio, durante missa solene presidida pelo bispo e concelebrada por muitos sacerdotes, com início às 20 horas.

O fascículo traz, além do plano pastoral, também os estatutos e regimentos destas instâncias organizativas da diocese: Conselho Diocesano de Presbíteros, Comissão Diocesana dos Diáconos, Conselho Diocesano de Pastoral, Regiões Pastorais, Conselhos Paroquiais Pastorais e Conselhos Paroquiais de Assuntos Econômicos.

Todos esses documentos foram frutos da Revisão Ampla, um longo processo que teve o objetivo de fazer uma profunda análise da realidade diocesana, revendo os organismos e estruturas, procurando encontrar rumos para uma ação pastoral mais organizada e eficiente. Teve como tema “De fiéis batizados a discípulos missionários” e como lema “Diocese de Piracicaba: escuta, segue e anuncia o Cristo”.

Para Dom Fernando, a Revisão Ampla “foi como que um autoestudo ou algo parecido com um sínodo diocesano, que nos levou a identificar pontos prioritários de nossas ações pastorais, com, inclusive, a criação de comissões que acompanharão a implementação delas.”

Na apresentação, o bispo destaca a importância do plano pastoral e a necessidade do empenho de todos para sua concretização: “Ele é entregue e confiado à ‘vontade boa’ de cada um. Sem essa ‘boa vontade’ nada fizemos e todo o processo não terá tido nenhuma utilidade.”

CAMINHO DA EVANGELIZAÇÃO – Todo o processo de Revisão Ampla foi coordenado pelo Padre Jucimar Bitencourt, que contou com a colaboração de um secretariado executivo.

No final da publicação que traz o plano pastoral e os estatutos e regimentos, Padre Jucimar escreveu que “o VI Plano de Pastoral da Diocese de Piracicaba vem estimular-nos no caminho de evangelização proposto por Jesus, nosso mestre e pastor. Vivenciamos no processo de Revisão Ampla, nos últimos três anos, um entrelaçamento participativo de todas as forças vivas, tornando possível a criação deste novo Plano de Pastoral, refletido e proposto a partir da experiência comum das pessoas que seguem a Jesus Cristo na Igreja Particular. Espero que todo o nosso esforço venha contribuir com o imenso trabalho evangelizador que temos pela frente.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário