quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Bento XVI nomeia três novos Bispos para o Brasil


Mons. José Carlos Chacorowski - Nomeado Bispo Auxiliar de São Luis do Maranhão - MA

Mons. Agenor Giarardi - Nomeado Bispo Auxiliar de Porto Alegre - RS

Dom Mário Marquez - Nomeado Bispo Diocesano de Joaçaba - SC

O Papa Bento XVI nomeou nesta quarta-feira, 22, três novos bispos para o Brasil. Para a Diocese de Joaçaba (SC), o Santo Padre nomeou Dom Mário Marquez, até então bispo auxiliar da Arquidiocese de Vitória (ES).

Dom Marquez nasceu em Lucerna, na Diocese de Lages (SC), em 23 de novembro de 1952. Entrou na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos e estudou Filosofia no Convento Capuchinho Bom Jesus, em Ponta Grossa, e Teologia no Instituto Teológico de Santa Catarina, em Florianópolis. Em 31 de maio de 2006 foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Vitória.

Rio Grande do Sul

Como bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre (RS), o Papa nomeou padre Agenor Girardi, até agora pároco da igreja São José na Diocese de Palmas-Francisco Beltrão.

Padre Girardi nasceu em Orleans (SC) e fez a profissão religiosa na Congregação dos Missionários do Sagrado Coração, em 1° de fevereiro de 1982. Estudou Filosofia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas e Teologia na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo. Obteve o mestrado em Teologia Espiritual na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Maranhão

O Santo Padre nomeou também, como bispo auxiliar da Arquidiocese de São Luís do Maranhão, padre José Carlos Chacorowski, até agora diretor das Filhas da Caridade da Província da Amazônia, na Arquidiocese de Belém do Pará.

O sacerdote nasceu em 26 de dezembro de 1956, em Curitiba, no Paraná. Entrou na Congregação da Missão (Lassalistas) onde emitiu os votos religiosos em 16 de abril de 1980. Foi ordenado sacerdote em 2 de julho de 1980 pelo Papa João Paulo II, no Rio de Janeiro.

Estudou Filosofia no Seminário São Vicente de Paulo, em Araucária, e Teologia no Studium Theologicum, em Curitiba. Trabalhou como formador no Seminário Diocesano de Palmas-Francisco Beltrão e como missionário na República Democrática do Congo.

Um comentário:

  1. Dom Mario, nossa Arquidiocese de Vitória agradeçe o Belo trabalho que o senhor aqui Realizou, Deixara Saudades! ((( Dom Mario que celebro meu Crisma!

    ResponderExcluir