segunda-feira, 26 de abril de 2010

Rumo ao 6º Plano Pastoral da Diocese de Piracicaba


A diocese está realizando a Revisão Ampla, com o objetivo de fazer uma profunda análise da realidade, com o propósito de rever os organismos e estruturas. É um processo longo, procurando-se encontrar rumos para uma ação pastoral mais organizada e eficiente, definindo-se o 6º Plano de Pastoral, que deverá ser publicado no final deste ano.
A Revisão Ampla iniciou nova etapa. Estão sendo elaborados os diretórios das pastorais, com normas e diretrizes pelas nove comissões de trabalho: Ministérios e vida consagrada, Laicato, vida e família, Animação missionária, Caridade, justiça e paz, Bíblico-catequética, Liturgia, Economia e administração, Cultura, educação e MCS, Movimentos.
Esses documentos são enviados ao Secretariado Executivo da Revisão Ampla, onde são revisados por uma minicomissão formada pelos Padres Jucimar Bitencourt e Reinaldo César Demarchi e pela leiga Maria Inês Tagliatti.
Depois de revisados, os textos são encaminhados às paróquias para estudo e proposta de acréscimos ou modificações. Em seguida retornam ao secretariado.
Esses diretórios, bem como as propostas definidas nas assembleias do clero e dos leigos, realizadas no ano passado, farão parte do 6º Plano de Pastoral da diocese.


PROPOSTAS DEFINIDAS – No ano passado, realizaram-se duas assembleias: no dia 28 de agosto, reunindo padres e diáconos; no dia 28 de novembro, reunindo leigos representantes das paróquias e quase-paróquias, das pastorais, dos movimentos, das novas comunidades e de outros organismos diocesanos, bem como religiosas que administram quase-paróquias e representantes do núcleo diocesano da CRB – Conferência dos Religiosos do Brasil.
Essas assembleias definiram as propostas que integrarão o Plano de Pastoral.


TEMA E LEMA - Segundo o bispo Dom Fernando, a Revisão Ampla é “um autoestudo ou algo parecido com um sínodo diocesano, cujo objetivo é chegar a um plano de pastoral bem refletido.” Tem como tema “De fiéis batizados a discípulos missionários” e como lema “Diocese de Piracicaba: escuta, segue e anuncia o Cristo”.
O objetivo desta Revisão Ampla é “analisar amplamente todos os organismos diocesanos, pastorais, movimentos e associações, para fortalecer as atitudes concretas de evangelização dando consciência de que o caminho autêntico da vida cristã é o de comunhão com Cristo e com a Igreja Particular de Piracicaba”.
A partir do mandato de Cristo “Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa-Nova a toda criatura”, nos propomos a trabalhar por uma Igreja, comunidade de discípulos missionários, aberta ao mundo inteiro, mais evangelizadora, mais profética e acolhedora, capaz de sinalizar o reino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário