segunda-feira, 19 de abril de 2010

5 anos de Pontificado






Após a morte do Papa João Paulo II, os cardeais se reuniram em conclave para eleger seu sucessor. A reunião dos cardeais se iniciou na tarde do dia 18 de abril de 2005 e, no dia seguinte, o novo papa já foi escolhido.
Eram 17h43 do dia 19 de abril, quando a fumaça branca saiu da chaminé da Capela Sistina, seguida do bimbalhar dos sinos da Basílica São Pedro, confirmando a eleição do novo papa. Por volta das 18h40, o Cardeal Protodiácono, Jorge Arturo Medina Estévez, no balcão da fachada do Vaticano, proclamou: “Eu vos anuncio uma grande alegria. Temos papa!”
O cardeal alemão Joseph Ratzinger, 78 anos completados três dias antes, foi eleito papa, adotando o nome de Bento XVI. O 265º papa da história, o oitavo de nacionalidade alemã, foi eleito num dos conclaves mais rápidos da história, no segundo dia, na quarta votação. Seu nome significa “abençoado por Deus”.
Minutos depois, ele se apresentou aos fiéis que tomavam a Praça São Pedro. À Igreja e ao mundo, representados pela multidão que o aclamava com júbilo, Bento XVI dirigiu as primeiras palavras:
“Queridos irmãos e irmãs! Depois do grande Papa João Paulo II, os senhores cardeais elegeram a mim, um simples, humilde trabalhador da vinha do Senhor. Consola-me o fato de que o Senhor sabe trabalhar e atuar com instrumentos insuficientes e, sobretudo, confio em vossas orações. Na alegria do Senhor Ressuscitado, confiados em sua ajuda permanente, sigamos adiante. O Senhor nos ajudará. Maria, sua santíssima Mãe, está do nosso lado."
A seguir deu a bênção “Urbi et orbi” (à cidade e ao mundo). A Igreja começava uma nova etapa na sua história.
O ministério do papa iniciou-se no momento em que ele aceitou a escolha dos cardeais. Mas para marcar o início solene do pontificado, celebrou-se a cerimônia no dia 24 de abril, com missa na Praça São Pedro.

5 ANOS DE PONTIFICADO – No dia 16, o papa completou 83 anos de idade. E, no dia 19, cinco anos de ministério papal. Nesse período escreveu uma constituição apostólica, uma exortação apostólica, três encíclicas, 18 cartas apostólicas, além de outras cartas endereçadas a pessoas ou grupos específicos. Também integram seus escritos inúmeras mensagens, discursos e homilias.
Fez 17 viagens pastorais na Itália. A décima oitava será no dia 2 de maio, quando irá a Turim para venerar o Santo Sudário que estará em exposição ao público pela primeira vez neste no novo milênio.
Fora da Itália, o papa já fez 14 viagens pastorais, uma ao Brasil, de 9 a 14 de maio de 2007. No dia 11 de maio, em São Paulo, presidiu à solene Celebração Eucarística, quando canonizou o franciscano Frei Antônio de Sant’Anna Galvão, o primeiro santo nascido no Brasil. No dia 13, no Santuário Nacional de Aparecida, presidiu à solene Celebração Eucarística de inauguração da 5ª Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e Caribenho realizada em Aparecida. Mais tarde, presidiu à sessão inaugural dos trabalhos, na Sala de Conferências do santuário.
Para este ano, 4 novas viagens estão programadas: Portugal, de 11 a 14 de maio; Chipre, de 4 a 6 de junho; a Grã-Bretanha, de 16 a 19 de setembro, visitando Inglaterra, Escócia e País de Gales; a Espanha, em novembro, visitando Barcelona e Santiago de Compostela.
Bento XVI elevou à honra dos altares 28 santos e quase 600 beatos. Até agora, o papa celebrou sete cerimônias de canonização, seis no Vaticano e uma no Brasil, em 2007. E no dia 17 de outubro presidirá cerimônia no Vaticano em que serão proclamados seis novos santos, entre eles a primeira santa australiana, Irmã Mary MacKillop. Realizou 2 Consistórios para Criação de Cardeais.


O Santo Padre convocou o Ano Paulino realizado de 28 de junho de 2008 até 29 de junho de 2009, para se celebrar os 2000 anos de nascimento do Apóstolo Paulo, convou também o Ano Sacerdotal, iniciado em 19 de junho de 2009, terminando em 11 de junho próximo, para se celebrar os 150 anos da morte de São João Maria Vianney, até então padroeiro dos párocos, proclamado por Bento XVI padroeiro de todos os padres.
Instituiu o Dia Mundial de Oração pela China.

MISSÃO DO PAPA - Como sucessor de Pedro, o Santo Padre é o perpétuo e visível princípio e fundamento da unidade quer dos bispos quer da multidão dos fiéis. Ao papa, cabeça do Colégio dos Bispos, atribuem-se vários títulos, entre eles, Vigário de Jesus Cristo, Sucessor do Apóstolo Pedro, Pastor Universal da Igreja, Bispo de Roma, Sumo Pontífice da Igreja, Servo dos Servos de Deus. Mais que honrosos, esses títulos carregam um grande significado teológico e pastoral. Ele é o pastor que Jesus Cristo colocou à frente da sua Igreja.

Dados biográficos

1927 – 16 de abril – nasceu e foi batizado em Marktl am Inn, Alemanha.

1935 – fez a Primeira Eucaristia

1951 – 29 de junho – foi ordenado sacerdote

1952 – iniciou suas atividades de professor

1953 – doutorou-se em Teologia

1957 – obteve a livre docência

1977 – 25 de março – nomeado arcebispo de Munique e Freising

1977 – 28 de maio – ordenado bispo

1977 – 27 de junho – tornou-se cardeal

1978 – agosto – participou do conclave que elegeu João Paulo I

1978 – outubro – participou do conclave que elegeu João Paulo II

1981 – 25 de novembro – nomeado Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé

2002 – 30 de novembro – nomeado Decano dos Cardeais

2005 – 19 de abril – eleito papa

2005 – 24 de abril – início solene do pontificado

Nenhum comentário:

Postar um comentário