sábado, 27 de fevereiro de 2010

Dom Eduardo: 30 anos de Presença e Ministério na Diocese de Piracicaba




Posse de Dom Eduardo na Diocese de Piracicaba em 28 de fevereiro de 1980
Posse de Dom Eduardo na Diocese de Piracicaba em 28 de fevereiro de 1980


No dia 28 de fevereiro, Dom Eduardo Koaik, nosso bispo emérito, comemora trinta anos de presença e ministério na diocese. Ele administrou nossa Igreja diocesana por mais de 22 anos, tendo realizando um grande trabalho pastoral e social. E, no próximo dia 8 de abril, comemorará 60 anos de sacerdócio.
Ele era bispo-auxiliar do Rio de Janeiro quando, no dia 7 de dezembro de 1979, o Papa João Paulo II transferiu-o para Piracicaba, atendendo pedido de Dom Aníger Francisco de Maria Melillo que, com problemas de saúde, solicitou um bispo coadjutor. Iniciou seu ministério em nossa diocese no dia 28 de fevereiro de 1980, quando tomou posse como Bispo Coadjutor com direito à sucessão e Administrador Apostólico “Sede Plena”; com a renúncia de Dom Aníger em 11 de janeiro de 1984, tornou-se o terceiro bispo diocesano de Piracicaba.
Dom Eduardo nasceu em Manus (AM), em 21 de agosto de 1926, filho de Miled José Koaik e Helena Elias Koaik. Foi ordenado sacerdote em Roma, em 8 de abril de 1950. O Papa Paulo VI, em 22 de outubro de 1973, nomeou-o bispo de Noba e bispo-auxiliar do Rio de Janeiro. Sua ordenação episcopal ocorreu em 6 de janeiro de 1974, pelo Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales, arcebispo do Rio de Janeiro.

MINISTÉRIO NA DIOCESE - Com seu profícuo pastoreio, Dom Eduardo marcou significativamente a história diocesana. Construiu os seminários teológico, filosófico e propedêutico, ordenou 34 padres diocesanos e 33 diáconos permanentes. Criou 17 novas paróquias, cinco quase-paróquias e dois santuários marianos.
Para a formação do laicato, criou a Escola de Teologia para Leigos e a Escola de Catequese, que depois se tornou a Escola para Formação de Agentes. Em maio de 1.980 lançou o Boletim Informativo, órgão de comunicação da diocese.
Introduziu na diocese as assembléias diocesanas, tendo presidido a 9 assembléias de planejamento e 9 temáticas. Como dimensão missionária especial da diocese, implantou, a partir de 1981, o projeto Igreja-irmã com a Prelazia de Coxim (hoje diocese). De 11 a 17 de junho de 2001, promoveu o 2º Congresso Eucarístico da diocese.
Desenvolveu as pastorais sociais, tendo criado diversos projetos e organismos. Em 25 de janeiro de 1988, criou a PASCA - Pastoral do Serviço da Caridade, com o objetivo de dar personalidade jurídica e administrar os projetos e trabalhos sociais da diocese.
No dia 15 de maio de 2002, a Santa Sé aceitou sua renúncia (por ter completado 75 anos), tornando-se bispo emérito, mas continuou governando a diocese como Administrador Apostólico até a posse de seu sucessor, em 5 de julho.
Terminado seu ministério à frente da diocese, continua residindo em Piracicaba, prestando sua valiosa colaboração. Como bispo emérito, ordenou mais três sacerdotes diocesanos.
Apesar de ter enfrentando sérios problemas de saúde, não esmoreceu em sua solicitude pastoral, e se faz presente presidindo celebrações, administrando o Sacramento da Crisma, participando de eventos paroquiais e diocesanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário