sábado, 20 de fevereiro de 2010

Campanha da Fraternidade Ecumênica 2010


Mais uma vez entramos no Tempo da Quaresma, um tempo forte, para conversão, oração, jejum e penitência.
E a Igreja no Brasil nos convida há mais de 40 anos, nesse tempo a meditarmos sobre a Campanha da Fraternidade.
Ela é realizada em âmbito nacional, e sua abertura oficial em todas as Arquidioceses, Dioceses, Prelazias, Paróquias, Comunidades é na Quarta – Feira de Cinzas e se encerra no Domingo de Ramos com a Coleta Nacional da Solidariedade.
Esse ano, por sua vez, a Campanha da Fraternidade é Ecumênica, realizada pelo CONIC = Conselho Nacional de Igrejas Cristãs. Essa é a terceira Campanha da Fraternidade Ecumênica, as outras duas foram realizadas em 2000 e 2005.
Foi proposto que a cada cincos anos a Campanha da Fraternidade seja Ecumênica.
Esse ano, a Campanha tem como tema: “Economia e Vida”, e como lema:” Vocês não podem servir á Deus e ao Dinheiro” – Mt 6,24.
Essa campanha vem nos lembrar que vivemos para Deus e não para o dinheiro, vem nos lembrar que nossa opção preferencial é pelos pobres e excluídos
Muitas vezes esquecemos-nos do Bem Comum, e acreditamos que o Ter, o Ser e o Poder sejam mais importantes que a Fé em Deus que é Trindade.
A CFE vem nos convidar a Conclamar, Educar e Denunciar. Conclamar a todos e todas para construir uma nova sociedade; Educar essa mesma sociedade afirmando que um novo modelo econômico é possível, e Denunciar as distorções da realidade econômica existente, para que a Economia esteja a Serviço da Vida.
Temos que entender que Economia significa = Administrar os Bens da Casa e não o que pensamos que Economia é o que temos guardado no banco. Ela vem nos ajudar a providenciar tudo o que é necessário á sobrevivência.
A CFE deve ser trabalhada em quatro níveis : Pessoal, Eclesial, Comunitário e Social.
A Igreja tem que voltar a ter voz e vez para denunciar tudo que ofende a Vida, lembrando que há alguns anos a Igreja no Brasil fez a Opção Preferencial pelos Pobres.
Só para saber, no Brasil quem ganha mais paga menos impostos e quem ganha menos paga mais impostos; temos que nos unir para que isso acabe, pois o Ressuscitado caminha conosco e não quer divisão e sim UNIÃO.
Vamos entender e ouvir o que a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2010 vem nos convidar a fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário