segunda-feira, 23 de março de 2009

Seminários Diocesanos comemoram 55 anos de Criação


Maquete do Novo Seminário Diocesano , que abrigará o Seminário Filosófico Papa João XXIII e o Seminário Teológico São José
Seminário Filosófico Teológico São José

Seminário Propedêutico Imaculada Conceição

Primeiro Seminário Diocesano Imaculada Conceição

O mês de março marca a comemoração dos 55 anos de história dos seminários da diocese. Desde a primeira casa de formação até o novo seminário que será inaugurado em abril próximo, são muitos anos de trabalho a serviço da formação dos futuros sacerdotes diocesanos.A primeira casa de formação dos futuros sacerdotes da Diocese de Piracicaba foi o Seminário Diocesano “Imaculada Conceição”, ao lado da igreja matriz que tem a mesma padroeira, em Piracicaba.Sua inauguração oficial ocorreu no dia 25 de março de 1954.

NOVO PRÉDIO - Dom Ernesto adquiriu um terreno no Bairro Nova Suíça, em Piracicaba, para construir uma casa de férias para os seminaristas. Em 1961, com o crescimento do número de candidatos ao sacerdócio, Dom Aníger Francisco de Maria Melilo, segundo bispo diocesano, resolveu ampliar as instalações de Nova Suíça para abrigar o seminário. Em julho de 1963, o seminário transferiu-se para Nova Suíça. Mas teve vida curta pois, no final de 1966, por determinação do bispo, encerrou suas atividades. Os que desejassem ser padres deveriam residir com suas famílias, estudar e serem acompanhados pelos respectivos párocos.

PERÍODO DE TRANSIÇÃO - Depois do Concílio Vaticano II (1962-1965), a Igreja passou por profundas modificações. O questionamento do modelo de seminários, o fechamento de alguns, a crise vocacional se inserem nesse contexto. Nossa diocese também viveu essa situação e, por 10 anos, não teve seminaristas diocesanos. Mas aos poucos as vocações foram surgindo. E os candidatos ao sacerdócio ingressavam no curso de Filosofia e depois de Teologia, em Aparecida, São Carlos, Sorocaba, Campinas, São Paulo. Com Dom Eduardo, uma nova fase Dom Eduardo assumiu a diocese em 28 de fevereiro de 1980 como Bispo Coadjutor de Dom Aníger e Administrador Apostólico “Sede Plena” e procurou logo imprimir seu estilo pastoral. Uma das preocupações que o inquietava era a formação dos futuros sacerdotes. Em junho, foi a Roma, em sua primeira visita “ad limina apostolorum” e a formação dos futuros padres foi um dos assuntos tratados com o papa. Ciente das dificuldades da diocese, dentre as quais a falta de padres e a ausência de uma casa de formação, João Paulo II solicitou a abertura de um seminário. Tudo isso levou Dom Eduardo a decidir-se pela criação do Seminário Teológico “São José”, instalado em Santa Bárbara. Em março de 1981, cinco seminaristas passaram a residir no local, cursando Teologia na PUC de Campinas. No dia 19 de março, festa de São José, aconteceu a inauguração oficial. No ano seguinte, dia 26 de fevereiro, com a presença de Dom Eduardo, foi solenemente iniciado o ano letivo. Embora inicialmente tenha sido pensado apenas para acolher os teólogos, o seminário agora também passa a contar com a presença dos seminaristas filósofos da diocese. A direção do seminário esteve confiada ao Padre José Maria de Almeida, que foi o reitor até 1984. Os outros reitores e párocos foram: Padre Salvador Paruzzo, atual bispo de Ourinhos, de janeiro de 1985 até março de 1990; Padre Orivaldo Casini, de março de 1990 até junho de 1994; Padre Ronaldo Francisco Aguarelli, de julho de 1994 até o final de 2003. Em 2004, o Padre Agnaldo Rogério dos Santos assumiu como reitor do seminário.

NOVA CASA - Com o aumento do número de seminaristas, a diocese adquiriu uma nova casa, próxima ao seminário, na Vila Grego, que foi inaugurada em 19 de março de 1984. Mas eram realizadas no seminário todas as atividades comuns, como orações, reflexões, refeições. O Seminário São José abrigava estudantes de Filosofia e Teologia. Essa experiência perdurou até o final de 1987, quando problemas econômicos levaram a diocese a optar por novas medidas. A partir de 1988, o Seminário São José voltou a acolher só os estudantes de Teologia. E os estudantes de Filosofia, até a instalação do Seminário Filosófico, residiam e estudavam em São Carlos, a maioria, e alguns em Bragança Paulista e Campinas.

SEMINÁRIO FILOSÓFICO - Em 1996, a diocese adquiriu uma casa no bairro Barão Geraldo, em Campinas, imóvel que pertencia à Província dos Capuchinhos de São Paulo. Após as reformas necessárias, passou a abrigar os seminaristas do curso de Filosofia a partir do ano seguinte. A diocese tinha agora um novo lugar de formação dos futuros sacerdotes: o Seminário Filosófico “Papa João XXIII” que, em 1997, iniciava suas atividades. O reitor era o Padre Ronaldo Francisco Aguarelli, também reitor do Seminário Teológico. O acompanhamento dos seminaristas era feito pelo vice-reitor, Padre Reinaldo César Demarchi. A inauguração oficial foi no dia 3 de junho de 1997, na comemoração do 34º aniversário de falecimento do Papa João XXIII. Em 1998, assumiu como reitor o Padre Sávio Carlos Desan Scopinho, que esteve à frente também no ano seguinte. Em 2000 o reitor foi o Padre Agnaldo Rogério dos Santos. O prédio do novo seminário, felizmente, era pequeno para abrigar à demanda de estudantes. Por isso, a dioceseconstruiu, ao lado do antigo, um novo prédio, cuja inauguração aconteceu em 9 de novembro de 2.000. Em 2001 é designado o novo reitor, Padre Marcelo Sales, que responde pelo seminário até o final de 2003. Em 2004, assumiu como reitor o Padre Ronaldo Francisco Aguarelli, auxiliado pelo Padre William Martins. MUDANÇAS - A partir de 2004, Dom Moacyr José Vitti, quarto bispo diocesano, determinou mudanças para as casas dos seminários. Assim, o Seminário Teológico “São José” transferiu-se para Campinas, no prédio que abrigava o Seminário Filosófico “Papa João XXIII”; este transferiu-se para Santa Bárbara, no prédio que abrigava o seminário teológico. Os estudos de Filosofia e Teologia continuam na PUC de Campinas. A partir de 2006, por determinação do bispo Dom Fernando Mason, nova mudança. Os seminaristas da Filosofia passam a residir no Seminário Teológico. O reitor das duas turmas é o Padre Agnaldo Rogério dos Santos. No Seminário Filosófico, em Santa Bárbara, as atividades estão suspensas.

SEMINÁRIO PROPEDÊUTICO – Sua história iniciou-se em 1992, em Santa Bárbara D’Oeste. A partir de 2003, foi transferido para Piracicaba, no Bairro Nova Suíça, no prédio que já tinha abrigado o seminário menor. Assim, o local voltou a ser utilizado para a formação dos futuros sacerdotes, como já ocorrera na década de 60, tendo a mesma padroeira, Imaculada Conceição. O Seminário Propedêutico “Imaculada Conceição”, tendo como reitor o Padre Sebastião Luiz de Souza, foi oficialmente inaugurado em 16 de fevereiro de 2003.

Novo seminário diocesano - No próximo dia 21 de abril, deve ser inaugurado o novo seminário diocesano, em cerimônia que deve contar com a presença do Núncio Apostólico Dom Lorenzo Baldisseri. O novo seminário está sendo construído em Campinas, próximo à PUC – Pontifícia Universidade Católica de Campinas, e abrigará os estudantes de Filosofia e de Teologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário