quarta-feira, 11 de março de 2009

Adoração eucarística em debate no Vaticano





A Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos deu início, esta manhã, na Sala Bolonha, do Vaticano, à sua assembleia plenária, dedicada ao aprofundamento da adoração eucarística.
Em declarações à Rádio Vaticano, o novo prefeito do organismo da Cúria Romana, Cardeal Antonio Cañizares Llovera, frisou que “as tarefas fundamentais da Congregação são de ajudar o Papa em tudo aquilo que concerne ao culto divino: que toda a Igreja viva o espírito da liturgia, que efectivamente eleve a Deus esse culto em espírito e verdade – que se expressa na liturgia e, sobretudo, na Eucaristia."
Quanto ao tema da assembleia, indicou que “a liturgia é, sobretudo, adoração”.
“A Igreja é obra de Deus, é acção de Deus, é reconhecimento daquilo que Deus faz em favor dos homens. E a adoração que a liturgia expressa, sobretudo a Eucaristia, é o centro da adoração: é o reconhecimento de Deus, reconhecimento que tudo vem dele, reconhecimento que tudo aquilo que nos pertence deve estar em harmonia com o Senhor”, acrescenta.
Segundo o Cardeal espanhol, “neste momento de forte secularização – no qual se tende a esquecer Deus, a considerá-lo não-importante na vida do homem – é necessário reiterar que a adoração vem em primeiro lugar”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário