sexta-feira, 13 de março de 2009

Mais de 70 bispos do mundo escrevem carta conjunta de apoio ao Papa






CIDADE DO VATICANO, sexta-feira, 13 de março de 2009 (ZENIT.org).- Mais de 70 bispos dos cinco continentes se mobilizaram para assinar conjuntamente uma carta de apoio a Bento XVI, que em dias passados recebeu duros ataques pela suspensão da excomunhão a quatro bispos seguidores de Dom Marcel Lefebvre.
Ao mesmo tempo, os prelados agradecem a carta que o Papa enviou nesta quinta-feira aos bispos do mundo para explicar que havia tomado aquela decisão como um «gesto de misericórdia» para promover a paz e a unidade na Igreja, confirmando que desconhecia as declarações de negação do Holocausto do bispo Richard Williamson.
A carta dos bispos foi entregue na manhã desta sexta-feira, em nome dos signatários, pelo arcebispo Claudio Maria Celli, presidente do Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais, ao cardeal Tarcisio Bertone, secretário de Estado, para que seja entregue pessoalmente ao Papa.
Os bispos, quase todos responsáveis das comissões para os meios de comunicação das conferências episcopais de 82 países, participaram nesta semana de um seminário promovido por este dicastério vaticano.
No documento, expressam «proximidade» e asseguram que se sentem confortados pela carta que o Papa escreveu «para o desenvolvimento de nosso trabalho diário».
Os prelados manifestam sua solidariedade e sua fidelidade incondicional ao bispo de Roma.
Ao receber a carta, o cardeal Bertone explicou aos bispos que «neste momento, o Papa experimentou a comunhão com muitos bispos, apesar de algumas vozes desentoadas, entre os próprios bispos e também entre os jornalistas».
«Bento XVI não está sozinho – disse o purpurado em resposta a alguns artigos. Todos os seus colaboradores mais próximos são lealmente fiéis ao pontífice e estão profundamente unidos a ele, inclusive os chefes dos dicastérios da Santa Sé.»
Com sua visita aos bispos, o cardeal secretário de Estado encerrou este seminário sem precedentes, pois foi a iniciativa que reuniu o maior número de bispos desde o Concílio Vaticano II para refletir explicitamente sobre a pastoral dos meios de comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário