segunda-feira, 29 de abril de 2013

CNBB poderá declarar 2015 como o "Ano dos Leigos"


A CNBB poderá declarar 2015 como o "Ano dos Leigos". A informação vem do presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato, o Bispo de Caçador (SC), Dom Severino Clasen, em declarações feitas ao "O São Paulo", Jornal da Arquidiocese de São Paulo. Dom Clasen disse que apresentará a proposta para que o tema da assembleia de 2014 seja o laicato.

De acordo com o Bispo, nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, na última assembleia, uma das cinco urgências apresentadas é caminhar para uma Igreja, comunidade de comunidades: "É por aí que passa a renovação de toda a vida eclesial e, portanto a renovação da paróquia, com maior participação dos leigos".

O Bispo declarou ainda que "um ano dos leigos é uma realidade na qual a Comissão do Laicato da CNBB já está trabalhando".

Segundo ele, foram reunidos "professores, teólogos e leigos para formar a comissão de redação dos textos de estudo que servirão como instrumentos de trabalho. Estes textos devem ficar prontos em breve e, em vista disso, estamos projetando para o ano que vem que a temática central da próxima assembleia da CNBB, a 52ª, possa ter o laicato como centralidade", explicou.

Dom Severino disse que "O tema para a próxima assembleia é portanto, um sonho. Mas o Ano do Laicato é uma realidade, que pretendemos fazer em 2015, ou seja, dia 8 de dezembro terminam as comemorações dos 50 anos do Concílio Vaticano 2º e começa o Ano do Laicato"
Fonte: Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário