quinta-feira, 7 de março de 2013

Conhecendo os Cardeais Eleitores - 8


Hoje encerramos nossa série sobre os Cardeais Eleitores. Conheceremos hoje os 28 Cardeais Italianos... Vamos lá:

Itália (28)
Cardeal Severino Poletto, 79 anos ( completa 80 em 18 de março, provavelmente após o início do Conclave). É o Arcebispo Emérito de Turim - Itália. Foi criado Cardeal pelo Beato João Paulo II em 2001. Participa pela primeira vez de um Conclave.

Cardeal Raffaele Farina, 79 anos, é o Arquivista Emérito dos Arquivos Secretos do Vaticano e  Bibliotecário Emérito da Biblioteca Vaticana. Foi criado Cardeal pelo Papa Bento XVI em 2007. Participa pela primeira vez de um Conclave.

Cardeal Giovanni Battista Re, 79 anos, é o Prefeito Emérito da Congregação para os Bispos. Foi criado Cardeal pelo Beato João Paulo II em 2000. Participa pela segunda vez de um Conclave.

Cardeal Dionigi Tettamanzi,78 anos, é o Arcebispo Emérito de Milão - Itália. Foi criado Cardeal pelo Beato João Paulo II em 1998. Participa pela segunda vez de um Conclave.

Cardeal Francesco Monterisi, 78 anos, é o Arcipreste Emérito da Basílica de São Paulo Extramuros. Foi criado Cardeal pelo Papa Bento XVI em 2010. Participa pela primeira vez de um Conclave.
Cardeal Paolo Sardi, 78 anos, é o Patrono da Ordem Soberana e Militar Hospitalária de São João de Jerusálem, de Rodes e de Malta. Foi criado Cardeal pelo Papa Bento XVI em 2010. Participa pela primeira vez de um Conclave.

Cardeal Tarcisio Bertone, 78 anos, é o Secretário de Estado e Camerlengo da Igreja Católica. Foi criado Cardeal pelo Beato João Paulo II em 2003. Participa pela segunda vez de um Conclave.

Cardeal Giovanni Lajolo, 78 anos, é o Presidente Emérito da Pontifícia Comissão para o Estado da Cidade do Vaticano. Foi criado Cardeal pelo Papa Bento XVI em 2007. Participa pela primeira vez de um Conclave.

Cardeal Velasio de Paolis, 77 anos, é o Presidente Emérito da Prefeitura de Assuntos Econômicos da Santa Sé. Foi criado Cardeal pelo Papa Bento XVI em 2010. Participa pela primeira vez de um Conclave.

Cardeal Ennio Antonelli, 76 anos, é o Presidente Emérito do Pontifício Conselho para a Família. Foi criado Cardeal pelo Beato João Paulo II em 2003. Participa pela segunda vez de um Conclave.

Cardeal Attilio Nicora, 75 anos, é o Presidente Emérito da Administração do Patrimônio da Santa Sé. Foi criado Cardeal pelo Beato João Paulo II em 2003. Participa pela segunda vez de um Conclave.

Cardeal Antonio Maria Vegliò, 75 anos, é o Presidente do Pontifício Conselho para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes. Foi criado Cardeal pelo Papa Bento XVI em 2012. Participa pela primeira vez de um Conclave.

Cardeal Paolo Romeo, 74 anos, é o Arcebispo de Palermo - Itália. Foi criado Cardeal pelo Papa Bento XVI em 2010. Participa pela primeira vez de um Conclave.

Cardeal Francesco Coccopalmerio, 74 anos, é o Presidente do Pontifício Conselho para os Textos Legislativos. Foi criado Cardeal pelo Papa Bento XVI em 2012. Participa pela primeira vez de um Conclave.

Cardeal Carlo Caffarra, 74 anos, é o Arcebispo de Bolonha - Itália. Foi criado Cardeal pelo Papa Bento XVI em 2006. Participa pela primeira vez de um Conclave.

Cardeal Angelo Amato, 74 anos, é o Prefeito da Congregação para a Causa dos Santos. Foi criado Cardeal pelo Papa Bento XVI em 2010. Participa pela primeira vez de um Conclave.

Cardeal Agostino Vallini, 72 anos, é o Vigário Geral de Sua Santidade para a Diocese de Roma - Itália. Foi criado Cardeal pelo Papa Bento XVI em 2006. Participa pela primeira vez do Conclave.

Cardeal Angelo Scola, 71 anos, é o Arcebispo de Milão - Itália. Foi criado Cardeal pelo Beato João Paulo II em 2003. Participa pela segunda vez de um Conclave.

Cardeal Giuseppe Bertello, 70 anos, é o Presidente da Pontifícia Comissão para o Estado da Cidade do Vaticano. Foi criado Cardeal pelo Papa Bento XVI em 2012. Participa pela primeira vez de um Conclave.

Cardeal Gianfranco Ravasi, 70 anos, é o Presidente do Pontifício Conselho para a Cultura. Foi criado Cardeal pelo Papa Bento XVI em 2010. Participa pela primeira vez de um Conclave.

Cardeal Angelo Bagnasco, 70 anos, é o Arcebispo de Gênova - Itália. Foi criado Cardeal pelo Papa Bento XVI em 2007. Participa pela primeira vez de um Conclave.

Cardeal Domenico Calcagno, 70 anos, é o Presidente da Administração do Patrimônio da Sé Apostólica. Foi criado Cardeal pelo Papa Bento XVI em 2012. Participa do Conclave pela primeira vez.

Cardeal Crescenzio Sepe, 69 anos, é o Arcebispo de Nápoles - Itália. Foi criado Cardeal pelo Beato João Paulo II em 2001. Participa pela segunda vez do Conclave.

Cardeal Giuseppe Versaldi, 69 anos, é o Presidente da Prefeitura dos Assuntos Econômicos da Santa Sé. Foi criado Cardeal pelo Papa Bento XVI em 2012. Participa pela primeira vez do Conclave.


Cardeal Angelo Comastri, 69 anos, é o Vigário Geral de Sua Santidade para o Estado do Vaticano. Foi criado Cardeal pelo Papa Bento XVI em 2007. Participa pela primeira vez de um Conclave.

Cardeal Mauro Piacenza, 68 anos, é o Prefeito da Congregação para o Clero. Foi criado Cardeal pelo Papa Bento XVI em 2010. Participa pela primeira vez de um Conclave.

Cardeal Fernando Filoni, 66 anos, é o Presidente da Congregação para a Evangelização dos Povos. Foi criado Cardeal pelo Papa Bento XVI em 2012. É o primeiro Conclave em que participa.

Cardeal Giuseppe Betori, 65 anos, é o Arcebispo de Florença - Itália. Foi criado Cardeal pelo Papa Bento XVI em 2012. Participa pela primeira vez de um Conclave.

Nenhum comentário:

Postar um comentário