terça-feira, 23 de outubro de 2012

Canonizações marcam início do Ano da Fé




O Ano da Fé proclamado pelo papa Bento XVI neste mês de outubro deu início a vários eventos especiais, um deles foi a canonização de sete beatos neste domingo (21) Dia Mundial das Missões.

Na homilia da celebração de canonização, o papa Bento XVI afirmou que os novos Santos, são diferentes em sua origem, língua, nação e condição social, mas estão unidos a todo o Povo de Deus no mistério da Salvação de Cristo. 

“Que o testemunho dos novos Santos, a sua vida oferecida generosamente por amor a Cristo, possa falar hoje a toda a Igreja, e a sua intercessão possa reforçá-la e sustentá-la na sua missão de anunciar o Evangelho no mundo inteiro", disse o papa. 

O testemunho desses homens e mulheres que entregaram suas vidas para pregar a mensagem salvífica do Evangelho foi entregue à veneração universal na cerimônia que aconteceu às 6h (horário de Brasília) em Roma.

Duas congregações que realizam um importante trabalho de evangelização no Brasil comemoraram a canonização de seus fundadores.

A Congregação das Religiosas Concepcionistas Missionárias do Ensino celebram a canonização da fundadora Carmen Sallés e a Congregação Sagrada Família de Nazaré, conhecidos como Padres Piamartinos, a elevação de seu fundador, Padre João Piamarta às honras dos altares.

Padre Francisco Fábio, religioso Piamartino na Arquidiocese de Fortaleza, contou que a congregação espera que a canonização divulgue o carisma do fundador e incentive o surgimento de novas vocações.

“Estamos aguardando com muita alegria, fervor e oração. Pois a canonização para nós é algo que irá mostrar a muitos a missão piamartina e o nosso carisma. Em todas as nossas casas: Institutos, Colégios, Oratórios e Paróquias estamos na expectativa de gritarmos que Piamarta é Santo. Motivando em cada um o modo de santidade vivido pelo nosso fundador”.


O milagre que concedeu a canonização ao padre italiano aconteceu em 2003 no Brasil, na Igreja Nossa Senhora de Nazaré em Fortaleza (CE).

Um homem em uma situação comum, depois de engolir e ter atravessada na garganta uma espinha de peixe, acabou tendo uma infecção generalizada e foi desenganado pelos médicos. Recebeu como indicação de um casal que participava da paróquia em Fortaleza a oração do padre Piamarta. Após rezar a oração, o homem foi melhorando até restabelecer completamente a saúde.

Padre Piamarta é lembrado como exemplo de vida de oração e entrega ao trabalho e por seu apostolado junto à juventude.  

“Uma das marcas de Piamarta foi o amor aos jovens. Deixando-se todo para os jovens, amando a cada um como filho, como aquele olhar de amor que Jesus teve para com o Jovem Rico. Mas Piamarta não queria apenas acolher o jovem em uma casa, mas dar trabalho e estudo, para que pudesse ser um bom homem no trabalho, na família e na sociedade. Mostrava aos jovens que poderiam fazer tudo, menos pecar”, comentou padre Francisco Fábio.

No trabalho com os jovens, Piamarta acolheu diversos deles mesmo em situações de dificuldade financeira. O que começou com cincos meninos, depois de 25 anos transformou-se no Instituto Artigianelli que acolhe atualmente centenas de jovens, o que reforça que “a obra foi feita pelas mãos de Deus, acreditando na santa providência e amor de Deus”, disse padre Francisco.

A Congregação Concepcionista fundada pela religiosa Carmem Sallés comemora junto com a canonização o primeiro centenário de fundação da chegada das religiosas no Brasil.


O milagre que confirmou a santidade da religiosa espanhola também aconteceu no Brasil na capital paulista, na Vila Mariana, no ano 2000.

Uma aluna de três anos que estudava em um colégio dirigido pelas irmãs Concepcionistas foi afetada por uma isquemia cerebral que deformou seu rosto, ocasionou a perda da fala e dificultou os movimentos dos braços e pernas.

O tratamento das sequelas provocadas pela doença poderia durar muito tempo. Com isso, o colégio e a família começaram uma novena pedindo a Madre Carmem a cura da menina. Dez dias depois do aparecimento da doença e quinto dia da novena, todos os sintomas desapareceram.

Para a irmã Joana de Lourdes Ferreira, diretora administrativa da província no Brasil, coragem é a palavra que melhor define Carmen Sallés. “Ela foi uma pessoa de coragem. Quando via que algum colégio não daria certo, fechava e abria outro”. 

No site da congregação a manifestação da alegria pela canonização da beata. 

“A Congregação Concepcionista está em festa! Carmen Sallés, nossa fundadora, nos mostra que a santidade é possível no mundo pós-moderno e, que ser santo/a não passa de moda, mas ultrapassa barreiras, fronteiras, épocas, culturas... Deus age hoje, como agiu no passado. Ser santo é a maior prova de amor a Deus e à humanidade, porque supõe uma vida de doação e entrega”.



Conheça os beatos que foram canonizados neste domingo:



























































































Fonte: A12.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário