quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

"Foi surpreendente", diz autor da logomarca da JMJ Rio 2013



Uma boa logomarca é capaz de criar vínculos e conquistar o público que a observa. Através da logo da Jornada Mundial da Juventude, jovens do mundo inteiro poderão sentir o acolhimento do Rio de Janeiro e se lembrarão para a posteridade desse momento de fé e oração junto ao Papa Bento XVI na Cidade Maravilhosa. 

Na noite dessa terça-feira, 7 de fevereiro, o mistério se desfez e a imagem que será a identidade visual da JMJ RIO2013 foi divulgada. 

O autor da imagem que convocará os jovens a participarem da Jornada é do Rio de Janeiro, mais precisamente do município de Cantagalo, pertencente à Diocese de Nova Friburgo. 

Formado em design gráfico, o ganhador tem 25 anos e confessa que buscou no Espírito Santo o discernimento para produzir uma logo que representasse o verdadeiro significado da Jornada no Rio de Janeiro. 

O resultado foi o Cristo Redentor envolto por um coração nas cores do Brasil. O sentido da imagem, as inspirações e outros detalhes foram revelados pelo vencedor do concurso da JMJ RIO2013, Gustavo Huguenin em uma entrevista ao Portal da Arquidiocese do Rio.

Portal da Arquidiocese do Rio: Como ficou sabendo do Concurso da Jornada Mundial da Juventude?

Gustavo: Tudo começou quando eu entrei no site da Jornada e descobri que as inscrições estavam abertas. Foi aí que decidi me inscrever.

Como foi o processo de criação da logomarca?

Gustavo: É difícil você parar para fazer o símbolo da Jornada Mundial, você tem que ter realmente uma idéia bacana. E dentro desse período, até os últimos dias das inscrições eu ainda estava terminando o desenho para poder enviar.

E quais foram as suas inspirações?

Gustavo: No Espírito Santo (risos). De inicio sim. Quis propor uma reflexão foi sobre o lema, o trecho todo da Palavra que diz “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19)

Qual o significado da logo? Quem olha para ela percebe de inicio o Cristo Redentor...

Gustavo: Bom, o azul, na verdade, é o que fecha a imagem do coração. Dentro do desenho, com o simbolismo do Pão de Açúcar, representado na parte de cima, sendo como a terra, temos o azul que é o oceano, tudo nas cores do Brasil. Além disso, temos a imagem da cruz, em referencia à cruz peregrina que foi um dos pré requisitos para o concurso.

Porque você decidiu participar do concurso?

Gustavo: Porque entendendo realmente o que significa, o que é a Jornada Mundial eu acredito que o jovem que realmente ama a Igreja e entende o que é a Jornada, ele tem vontade de fazer parte, de doar alguma coisa, então é um sonho, não somente como profissional, você ter o seu trabalho reconhecido e usado no mundo todo, mas também nesse sentido de Igreja, da Igreja valorizar o trabalho do jovem.

Como você recebeu a noticia de que você ganhou?

Gustavo: O Comitê Organizador que me deu a noticia e para mim foi surpreendente. Eu falava para os meus amigos que se eu ficasse entre os finalistas e soubesse que o meu trabalho foi para o Vaticano, pra mim já seria uma alegria muito grande. Mas daí, ser anunciado como o ganhador, é sem descrição.

A quem você dedica o seu trabalho?

Gustavo: Primeiramente a Deus, foi um trabalho feito por amor a Deus, né? A minha maior motivação é a minha experiência com Deus e também à juventude, por, de certa forma, eu saber que estou colaborando com a Jornada.

E como é a sua participação na Igreja?

Gustavo: Eu faço parte da Comunidade Santíssimo Sacramento e desde que eu fiz um retiro para Jovens eu comecei a me enturmar e entrei para um grupo de oração. É um grupo formado basicamente por jovens e até hoje me envolvo bastante com a Renovação Carismática Católica.

Já se deu conta do que representa ser o autor da logomarca da JMJ RIO2013?

Gustavo: Não, só vou acreditar quando eu vir o Papa aqui no Rio. Até porque não tem como acompanhar ou ter idéia da aplicação da logo por ser um evento internacional, então, sem palavras.

Queria que você deixasse uma mensagem de motivação aos jovens que vão vir para o Rio no ano que vem.

Gustavo:
 O que veio no meu coração, lembrando o que o Papa Bento XVI falou em Madrid é que o jovem pode ser sustento na fé para outro jovem. A amizade em Deus pode ser um sustento na fé e realmente é isso que acontece. Então é isso que eu posso falar para os jovens que assim como eu buscam essas grandes amizades que vão fortalecendo e edificando a nossa fé e também em preparação para a Jornada Mundial. Para que a gente vá inserindo cada vez mais jovens na Igreja e possamos, em 2013 mostrar a verdadeira força da nossa fé.
Fonte: Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário