O Papa Bento XVI nomeou, nesta quarta-feira, 7, o arcebispo italiano Lorenzo Baldisseri, 72 anos, como novo Secretário do Colégio Cardinalício. O prelado foi Núncio Apostólico no Brasil até janeiro deste ano, quando foi nomeado por Bento XVI como Secretário da Congregação para os Bispos.
Dom Baldisseri nasceu em 1940 na cidade toscana de Barga, foi ordenado sacerdote em 1963 e é formado em Direito Canônico. Em 1973, entrou no serviço diplomático da Santa Sé e desempenhou missões nas representações pontifícias de Guatemala, Japão, Paraguai, Haiti, França, Zimbábue e Brasil.
Em 1992, foi nomeado Núncio Apostólico no Haiti, em 1995, no Paraguai e, em 1999, na Índia e Nepal. Em 12 de novembro de 2002, João Paulo II nomeou Dom Baldisseri Núncio no Brasil, cargo que ocupou até 11 de janeiro deste ano.
Atualmente, o Colégio Cardinalício é presidido pelo Cardeal Angelo Sodano e é formado por 214 purpurados, dos quais 125 podem participar em um eventual conclave, por terem menos de 80 anos.
Como estabelece a normativa vaticana, apesar de não poderem entrar na Capela Sistina – onde se realizam os conclaves – para eleger o Papa, eles podem ser eleitos.
Fonte: Rádio Vaticana
Nenhum comentário:
Postar um comentário