quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Bento XVI nomeia novo Bispo para Diocese de Nova Friburgo - RJ




O Papa Bento XVI nomeou nesta quarta-feira, 20, Dom Edney Gouvêa Mattoso, para a Diocese de Nova Friburgo (RJ). Ele sucede a Dom Rafael Llano Cifuentes, que, em conformidade com o Cân 401 §1 do Código de Direito Canônico, pediu renúncia por causa de idade, que foi aceita pelo Santo Padre. Dom Rafael estava na Diocese de Nova Friburgo desde maio de 2004. Seu lema episcopal é "Tudo Atrairei a Mim".

Natural do Rio de Janeiro (RJ), Dom Edney Gouvêa Mattoso, 52 anos, até então era Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ). Sua nomeação episcopal aconteceu em 12 de janeiro de 2005 e sua ordenação episcopal aconteceu na própria Arquidiocese do Rio, em 12 de março do mesmo ano. Durante sua vida acadêmica ele fez três cursos: Filosofia e Teologia na Faculdade de Teologia do Rio de Janeiro, e Licenciatura Plena em Ciências Biológicas.
Como Bispo foi responsável pela animação do Vicariato Episcopal de Leopoldina; da Pastoral da Educação; do Ensino Religioso; da Liturgia; da Música e Arte Sacra; dos Ministérios Ordenados e da Iniciação Cristã. Seu lema episcopal é "Seja Feita a Tua Vontade"- Mt 6,10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário